Lembram-se dos tempos em que o Google nos trouxe o Gmail, disponibilizando um impressionante 1GB de espaço que deixou toda a gente em desespero por conseguir um convite? Mas os tempos mudam, e 1GB já não é o que era. Depois de uns anos a oferecer-nos espaço que ia crescendo, o Google colocou um fim nisso e passou a disponibilizar 15GB de espaço gratuito para cada utilizador, que é partilhado por todos os seus serviços.
Ocasionalmente, lá nos dá uns bónus que permitem expandir esse espaço (como o que referimos no início), mas o grande problema é que a maioria deles o faz apenas por um período de tempo limitado, e inevitavelmente esse período termina.
Quem deu uso à promoção dos 10GB extra à custa do Quickoffice estará neste momento a receber o aviso de que esse espaço irá caducar em breve, retirando-lhe 10GB ao espaço no seu Google Drive. Para os que nunca tiverem dado uso ao espaço, não terá qualquer impacto; para os outros... bem... terão que encontrar uma solução.
[será que dá para ver que dou bastante uso ao Gmail?]
Dando um salto à gestão de espaço no Google Drive poderão ver quanto espaço livre/ocupado têm, assim como ver quem será o principal responsável por isso: Gmail, Drive, Photos, etc. Nas fotos, a solução poderá passar por utilizarem a modalidade "ilimitada" (em que o Google aplica a sua compressão às fotos). No Drive, terão que eliminar os conteúdos menos importantes, ou passá-los para fora do Gdrive. E no Gmail, a coisa será um pouco mais complicada, mas podem recorrer à pesquisa por tamanho para descobrir os emails e/ou anexos que ocupam mais espaço (agora também já temos acesso à pesquisa por tamanho nas opções avançadas de pesquisa) e eliminá-los.
Por fim, temos também a opção mais simples: pagar para aumentar o espaço do Gdrive. O Google disponibiliza uma modalidade bem interessante de 100GB por apenas $1.99/ mês, que resulta em pouco mais de 20 euros por ano (e que será aquela pela qual optarei quando chegar ao limite do espaço disponível). No caso de 100GB não forem suficientes, podem optar por 1TB por $9.99 por mês, ou ir até aos 30TB... se estiverem dispostos a pagar $299.99 por mês. :)
Oferecem um "chocolatinho" para ficarmos "viciados" ... depois queremos temos de pagar.
ResponderEliminarOs meus 80% vão obrigar-me a uma boa gestão ;)
Estou com o mesmo problema.
ResponderEliminarO maior problema que existe é no Photos que tenho 5Gb a serem ocupados e que não se consegue saber quais os ficheiros que ocupam espaço.
Acabei de reparar no mesmo, tenho 3,5GB no photos provavelmente fotos ou video com resolução original que não era suposto e não sei onde ou como as consigo encontrar...
EliminarComo utilizo o Drive para fins profissionais comprei os 100Gb e estou satisfeito, O valor é realmente muito baixo a assim tenho o problema de espaço resolvido. Pelo menos para já :)
ResponderEliminarEu também estava com o mesmo problema e a solução foi "limpar" o GDrive...passando de 20 para 7 gigas... E como consequência passarei a usar menos o GDrive... Apesar do valor que a google cobra ser aceitável, pela política da google penso que voltará com alguma nova promoção... Pois não acredito que o que ganhe com o drive seja significativo...pelo que penso que vai preferir que continuem a usar os seus serviços do GDrive em vez da concorrência...
ResponderEliminar