2015/09/26

Simulador por cabos seria o companheiro ideal para a Realidade Virtual


A realidade virtual vai facilitar o acesso ao mundo das simulações, mas vai também fazer disparar a procura por simuladores que recriem as sensações físicas dos mundos virtuais. Este CableRobot seria um dos mais versáteis... mas infelizmente não será propriamente compatível com a maioria das nossas casas.

Tradicionalmente, simuladores de movimento recorrem a sistemas pneumáticos ou hidráulicos para fazer movimentar uma cadeira ou cabine. Este CableRobot troca esses sistemas por cabos de aço e motores de alta velocidade, ganhando um conjunto alargado de possibilidades, como a manutenção de forças de aceleração durante períodos bastante superiores, e mantendo uma liberdade total de movimento em todas as direcções.

O sistema permite que sejam montados "cockpits" adequados ao tipo de simulação (por exemplo, automóveis, aviões, etc.) mas obviamente que o ideal será utilizá-lo em conjunto com um sistema de realidade virtual, que permitirá fazer esquecer que se está numa estrutura em fibra de carbono suspensa num armazém.

Não é um "Holodeck" como o que se tinha no Star Trek... mas bem que nos dá vontade de ter uma coisa assim disponível para ir brincar um pouco. :)

1 comentário:

  1. Uma vez que este tipo de estruturas para simulação VR são obviamente demasiado grandes para venda directa ao consumidor final (a não ser que se seja um multimilionário excêntrico), a minha esperança é que sejam vendidas aos novos "feirantes" para passarmos a ver atrações VR nas feiras populares daqui a uns anos.
    Se eles conseguem fazer investimento em grandes estruturas metálicas muito mais pesadas e com mecânica muito mais complexa, certamente que conseguirão investir numa coisa que só tem 4 postes, uns cabos de alta tensão, uma cadeira e um oculus rift.

    ResponderEliminar