2015/09/13

Sony clarifica que smartphones "à prova de água" não são para uso subaquático


A Sony tem-se esforçado por fazer com que os seus smartphones sejam à prova de água, mas vem agora clarificar que isso não significa que os mesmos devam ser usados debaixo de água.

A resistência à água é uma daquelas características que muitos apreciam nos seus smartphones, dando-lhes um descanso adicional quando têm que usar o seu smartphone à chuva, o deixam num quarto de banho cheio de vapor enquanto tomam banho, ou até numa azarada queda para dentro de algum recipiente com água.

Mas... há clientes que parecem achar que o "à prova de água" é sinónimo de invulnerabilidade total, usando-os como se fossem smartphones subaquáticos - coisa que a Sony vem agora explicar de forma mais clara, dizendo que os seus smartphones não devem ser usados debaixo de água.

A Sony refere que o teste de resistência à água em questão certifica apenas que o smartphone foi concebido para resistir a um mergulho acidental, ficando debaixo de água sem se mexer durante um determinado período de tempo (30 minutos a 1.5m de profundidade); mas que isso não significa que o mesmo esteja preparado para estar a ser utilizado debaixo de água, para tirar fotos, por exemplo.

Em suma... convém estar consciente de que os smartphones são aparelhos electrónicos que preferem manter a maior distância possível da água; e que mesmo no caso dos smartphones à prova de água, convém mantê-los acima da superfície sempre que possível.

10 comentários:

  1. Apesar de que na campanha publicitária dos Z3, é um video de uma pessoa a filmar debaixo de água...publicidade enganosa??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende. Com o meu Z2 já tirei uma foto debaixo de água. Ou comecei a filmar na superfície mergulhei e tirei.
      Mas foi mesmo á tona de água e tirei-o logo a seguir.

      O problema é que há pessoas que ignoram que devem ter cuidado e que o telemóvel não pode ficar muito tempo debaixo de água.

      Eliminar
    2. O anúncio ao Z3 era um gajo a saltar de uma rocha para dentro de um lago com o telemovel a filmar, e depois nada debaixo de água com ele sempre a filmar e tal...completamente o oposto ao que eles vêm agora dizer.
      Eu tenho um Z3 Compact e também já fiz vídeos e tirei fotos debaixo de água, e normalmente lavo o telemovel no lavatório e nunca tive problemas, não é por aí...

      Eliminar
  2. Ainda há quem não conheça a disponibilidade de bolsas impermeabilizantes para smartphones, são coisas baratas.
    Acredito que haja uma confusão entre "à prova de agua" Vs "usar debaixo de água"

    ResponderEliminar
  3. https://youtu.be/x9aDM9XIcu4

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este video diz tudo...não é confusão por parte dos compradores. Eles dizem mesmo que filma a 4K, mesmo debaixo de água.
      Agora é que estão a trocar as coisas porque viram que não dá muito resultado...

      Eliminar
  4. A confusão é que existem duas denominações.
    Water resistant e water proof. Que não são uma mesma coisa. Mas muitas vezes são confundidas como sendo o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A confusão é da Sony criar publicidades onde se esta claramente com o telemóvel dentro de água e depois vir dizer que não se pode fazer isso.

      Eliminar
    2. E isso, que também não ajuda à clarificação.

      Eliminar
  5. Passo a explicar, nas características do Sony xperia Z3 que vêem na caixa do produto não fala em water resistant nem water proof. mas sim em termos técnicos (IP65 \ IP68), que para quem não sabe o que é basta fazer uma simples pesquisa no google, mais concretamente a Sony falhou e não quer assumir o erro o que do meu ponto de vistas é grave pois em cada embalagem explica claramente que a resistência desse equipamento é de 1,5m num espaço de tempo 30 minutos em água doce e aconselha a ter precauções ao cloro. Ninguém pede um telefone para fazer mergulho mas ao menos que resista a uma queda dentro de uma bacia com água.

    ResponderEliminar