2015/09/28

SSD externo USB Sony SL-BG2 [contacto]

Os discos externos já se tornaram acessórios indispensáveis para muitas pessoas, quer para efeito de backups quer para transferir maiores quantidades de dados entre computadores, e quem não quiser passar muito tempo à espera das transferências tem à disposição discos SSD externos como estes SL-BG2 da Sony, que o nosso Luis Costa pôs à prova.


Há determinados equipamentos, que por uma razão específica, se destacam dos que já existem no mercado. A proposta que hoje apresentamos, enquadra-se neste tipo de gadgets. O Sony SL-BG2 é um SSD externo de tamanho compacto e com ligação USB 3.0 para transferência de dados.


Dentro da caixa do produto, encontramos a unidade SSD, a documentação de referência e o cabo USB. Este último é semelhante ao que é utilizado nos discos de 2,5" mais actuais.


Para poderem retirar o máximo partido deste SSD-USB, devem utilizar o cabo USB 3.0 fornecido com o mesmo, mas tal não significa que a unidade não funcione com cabos microUSB, como vamos ver mais à frente neste artigo.


Em termos de dimensões temos um rectângulo de arestas arredondadas com dimensões muito reduzidas, apenas 37 x 9.4 x 78.2 mm e 35g. O mais difícil mesmo, é não o perder.

E o que vale este SSD em termos de desempenho? É isso que vamos ver de seguida.



A Sony apresenta como valor mínimo de transferência 290 MB/s. Os resultados dos testes obtidos nas aplicações utilizadas para o efeito, andaram próximo dos valor de referência em dois dos casos (318 e 299MB/s), tendo nos outros ficado 13% e 25% a baixo do valor de referência (254 e 217MB/s).


Melhor que aplicações, é testar as velocidades na prática, com cópia e leitura de ficheiros. 149MB/s em escrita e 293 em leitura, são valores próximos da média dos 5 testes efectuados.


Como referido anteriormente, é possível utilizar este SSD com um cabo normal micro USB, mas apenas numa porta USB 2.0, pois falta energia para alimentar a performance que o 3.0 consegue dar.


As velocidades não são comparáveis (30/34MB/s), mas servem apenas para mostrar que em caso de necessidade, podemos utilizar um outro cabo, mas de qualidade, para garantir a correcta alimentação da unidade.


Pela sua especificidade, este não é um produto barato, mas acaba por ser o valor a pagar pela combinação de performance, armazenamento e portabilidade. Podem encontrá-lo nas lojas com preços um pouco acima dos 200€.

Por: Luis Costa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)