2015/09/06

Tesla Model X parece um carro normal... até abrires as portas


A Tesla é uma marca que inspira admiração por todos os que apreciam os carros eléctricos, e agora está prestes a fazer crescer a sua família de veículos com o Model X - um SUV que até poderá passar despercebido ao circular na estrada, mas que depressa atrairá as atenções ao abrirem as suas portas.

O Model X ainda não será o Tesla económico pelo qual muitos esperam (e que está prometido para 2017), mas vai ser mais um modelo que irá dar bastante que falar. É que para além das suas características de SUV de luxo, e a já popular aceleração dos Tesla (3.8s dos 0 aos 100Km/h, proporcionados pelos seus dois motores eléctricos com 259hp à frente e 503hp atrás), adopta uma configuração de portas algo radical.


As portas da frente são idênticas à maioria dos carros que circulam na estrada. Mas quando chega a altura a abrir as portas de trás, temos um sistema basculante que faz com que se retraiam e abram para cima, ao melhor estilo dos hipercarros, a que a Tesla chama Falcon Wings.



Como se isso não fosse suficiente para atrair as atenções, temos também outro pormenor que me atrai particularmente, que é o facto do seu pára-brisas se prolongar até cima da cabeça do condutor, proporcionando uma visibilidade bem mais alargada (ao estilo do que alguns modelos da Opel e Citroën também já fazem.)



Enfim... mais um Tesla que irá figurar na lista de desejos de muitas pessoas; mas que só aquelas que puderem pagar os $132,000 que são pedidos (e aos quais poderão querer adicionar $10,000 pela opção para o modo de aceleração Ludricous Mode.)

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Tesla S faz 2.8s dos 0 aos 100km/h o X fará previsivelmente mais meio segundo de acordo com Elon Musk

    ResponderEliminar
  3. Uma curiosidade que poderão não saber... a foto de apresentação do Model X tem como paisagem um local na ilha da Madeira, mais propriamente Ribeira da Janela.

    https://www.flickr.com/photos/diogovd/4024279202/in/gallery-madeiraarchipelago-72157622543415153/

    ;)

    ResponderEliminar
  4. Xiiii a Tesla a copiar os vidros dos Citroen Picasso ;) . Se alguém não souber o que me dar para o Natal, pode ser um Tesla qualquer... não sou esquisito!

    ResponderEliminar
  5. Em caso de capotamento este sistema é uma aberração em termos de segurança, pois as portas não abrem. O Mercedes sls também tinha este tipo de porta e para que os passageiros pudessem sair em caso de capotamento tinha cargas explosivas nas portas para que fossem expelidas lateralmente do carro. Uma solução que a meu ver roça o ridículo. Mas felizmente a mercedes desistiu desta ideia na versão mais recente do carro.
    Para concluir, as portas não são praticas, pois quem for baixo não chega com o braço á porta para fechar, são uma aberração em termos de segurança e sem qualquer tipo de inovação pois o primeiro carro a ter este tipo de portas foi um mercedes em 1955 (mercedes gullwing).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Independentemente das desvantagens (e eventuais vantagens - pois não acredito que a Tesla tenha optado por isto "só porque sim" - embora gostasse de ouvir as suas justificações para tal), só quer referir que há um pequeno pormenor que as distingue das portas Gullwing da Mercedes. É que ao contrário dessas, que apenas tinham o ponto de rotação no tejadilho, estas "Falcon Wings" tem um ponto de dobra adicional que permite "encolher" o espaço necessário para a sua abertura face a uma Gullwing (e com isso ganham complexidade acrescida, que alguns dizem ter sido o motivo para o atraso da chegada deste Model X.)

      Faz-me lembrar o que aconteceu com o Renault Avantime, que também tem um sistema de dobradiças duplo para que as suas portas gigantescas abrissem de forma mais compacta. :)

      Eliminar
    2. Sr Carlos Martins, o seu comentário é que roça o ridículo pois em caso de capotamento não precisa de abrir as portas! Pode sair mesmo pela janela partida! Nunca queira comparar nenhum Mercedes a qualquer Tesla que seja porque a Mercedes ainda não tem nenhum carro de produção que lhe chegue aos calcanhares! Nem agora nem nos 2 próximos anos. Lembro que (até à pouco tempo) as baterias usadas pela marca alemã eram Tesla e a Mercedes ainda dispõe de uma pequena participação na marca americana. lembro também que o Tesla model S foi por pelo menos 2 anos considerado o melhor carro do mundo!

      Eliminar
    3. Sr. António, acho que em primeiro lugar deverá respirar fundo e contar até 10 para se acalmar um pouco, pois há muitas coisas no mundo que merecerão ser alvo de preocupação... mas falar de um carro não será uma delas.

      Em segundo lugar, poderá voltar ler o comentário que fiz, de preferência lento tudo e sem salta linhas ou palavras, e verificar que em nenhum lado fiz qualquer referência negativa, quer à Tesla, quer à Mercedes.


      Independentemente disso, o Tesla S até poderá ter sido considerado o melhor carro do mundo (há prémios "carro do ano" para todos os gostos - incluindo estes na Wikipedia onde o Tesla nem aparece), mas a nível de acabamentos ainda terá que evoluir para estar à altura de qualquer carro europeu ao mesmo nível de preço.

      E dito isto, claro que não me importaria de ter um, ou dois... e um Model X quando sair. :)

      Eliminar
    4. Rui, que for baixo para que averia de querer chegar com o braço á porta para a fechar se eles são eléctricas :)

      Eliminar
  6. So 1 pergunta, quem tiver uma garagem com teto baixo, e se quiser abrir as portas de de tras? sobem a que altura?

    ResponderEliminar