2015/10/03

A descida da Philae vista em tempo real


O mundo acompanhou com emoção a espantosa aventura da missão Rosetta, que depois de uma década no espaço, lá chegou ao cometa que tinha como destino e lá largou a sonda Philae. Agora, podemos ver como foi essa descida, em tempo real.


A sonda Philae teve uma aterragem atribulada, não se tendo conseguido fixar no cometa como era pretendido, e saltitando até ir parar a um local onde a falta de exposição solar a deixou "sem bateria" - mas onde, felizmente, após alguns meses e com a aproximação ao Sol, lá se conseguiu reactivar e comunicar.

Este vídeo que se segue e nos mostra a descida da Philae no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, foi recriado a partir das fotos que a Philae ia captando a cada 10 segundos. Com um pouco de processamento digital, a ESA conseguiu simular como a descida ficaria caso se tivesse um stream de vídeo contínuo.

A velocidade não parece elevada, mas a reduzida gravidade do cometa fez com que mesmo assim a sonda tenha ressaltado e causado enorme preocupação na comunidade científica (e demais interessados por este tipo de coisas.) Como não é comum termos o privilégio de ver este tipo de cenas que se passam fora do nosso planeta... aqui fica:

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)