2015/10/23

Ferramentas para Sysadmins


Hoje em dia é praticamente impossível estar-se a par de tudo o que existe, e os administradores de sistemas (sysadmins) não são excepção. Felizmente, há quem se dedique a dar uma ajuda e manter listas organizadas de ferramentas e recursos que lhes podem facilitar a vida.

A maioria das pessoas usa apenas aquilo que conhece (e muitas vezes, aquilo que foi obrigado a usar sem ter voto na matéria), podendo fazer com que nem sempre se esteja a usar a ferramenta certa para determinada função.

Este Awesome Sysadmin é uma lista de software e recursos open-source que serão de valor incalculável para qualquer sysadmin (ou aspirante), e que permitirão também alargar um pouco mais os seus horizontes ao revelar ferramentas que potencialmente desconhecem e que lhes poderão ser bastante úteis. Temos ferramentas para todo o tipo de funções, dos backups às bases de dados, do email à monitorização, etc. etc.

Claro que nada impede que qualquer utilizador se aventure na exploração desta lista de projectos e descubra ferramentas que lhe poderão ser úteis para o seu computador pessoal (as ferramentas de backup serão uma das secções óbvias que será recomendado que todos espreitem, para não deixarem para amanhã as cópias de segurança que poderão evitar um profundo desespero caso o vosso disco decida avariar esta noite! ;P)

3 comentários:

  1. Obrigado Carlos... excelente noticia! :)

    ResponderEliminar
  2. Fantástico...CMDB, Asset management, IPcontrol, alarmística...está mais que completo...

    ResponderEliminar
  3. Caramba, fiquei surpreendido com a quantidade de coisas desta lista que uso ou já usei!!! Curiosamente diversas estão directamente ligadas a Docker Containers!!! Cool

    ResponderEliminar