2015/10/21

Magic Leap já está a preparar a produção de milhões de óculos


A Magic Leap ainda não avança com datas concretas para revelar o seu misterioso produto revolucionário, mas o facto de estar a preparar já uma linha de produção capaz de fabricar milhões de unidades sinaliza que isso poderá acontecer mais cedo do que pensa.

Já temos referido que 2016 irá ser o ano da realidade virtual, com o lançamento de produtos como os Oculus Rift, PlayStation VR e muitos outros sistemas de realidade virtual; e enquanto isso, a Microsoft vai-nos acenando com coisas ainda mais evoluídas, como o seu HoloLens para realidade aumentada. Do lado do Google, a aposta tem sido na misteriosa Magic Leap, que tem estado a trabalhar num produto que poderá vir a revolucionar o mercado... e que pode estar mais próximo do que se pensa.

Pelo que se pode deduzir do que foi sendo dito até agora, o produto da Magic Leap dará uso a um sistema de projecção revolucionário, directamente para a retina, que permitirá criar imagens virtuais que se misturarão com a realidade. Quem experimentou os protótipos disse simplesmente que todos os outros sistemas se tornariam obsoletos (e isso poderá ajudar a explicar porque motivo o Google foi adiando o seu próprio Glass, ao ponto de praticamente o abandonar).

Agora, a Magic Leap lança um novo vídeo, e que desta vez diz estar a ser gravado com um dos seus sistemas, sem "efeitos especiais" adicionados, e representado realmente aquilo que um utilizador verá. Vídeo onde parece ser aparente o tal efeito "holográfico" das imagens virtuais estarem realmente em 3D, necessitando de que os olhos se foquem a diferentes distâncias, em vez de estarem sempre focados num ponto fixo, como acontece nos sistemas actuais.


Mais interessante do que ver um vídeo real, será o facto do CEO da Magic Leap revelar que a empresa já está a preparar uma linha de produção capaz de fabricar milhões de unidades, o que faz com que estes "óculos mágicos" possam chegar ao mercado a tempo de acompanharem a sua eventual revelação no próximo Google I/O em meados de 2016 (e corrigir o que se passou com os Google Glass!) E se tal acontecer, se calhar, daqui por um ano... os smartphones (e não só) estarão obsoletos!


... E de repente, aquele vídeo demonstrativo do que eram as suas intenções parece não ficar assim tão longe da realidade como se poderia imaginar. :)

2 comentários:

  1. E quanto ao campo de visão ??? Já melhorou ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Magic Leap o campo de visão tem sido um mistério, mas há indicações de que estão a apontar para os 80º.
      https://www.reddit.com/r/oculus/comments/3fgfgd/new_magic_leap_patent_application_shows_large_fov/

      Eliminar