2015/10/08

Portáteis e tablets com ecrã 8K para 2016?


Se pensavam que era um exagero a Sony colocar um ecrã 4K no seu smartphone Xperia Z5 Premium (mesmo que com utilização limitada a fotos e vídeo, pois só o novo Android Marshmallow está preparado para suportar tal resolução) que vos parece a ideia de tablets e portáteis com ecrãs 8K?

Como sempre, o primeiro passo para tais loucuras é a necessidade de componentes que o permitam fazer, e nisso as coisas parecem estar bem encaminhadas, com a NHK a mostrar vários ecrãs de diversos fabricantes com resoluções Ultra HD 8K.

Temos um LCD de 17.3" da Japan Display; um da Ortus com 9.6" que permitirá criar um tablet com uma densidade de 915ppi (a barreira dos 1000ppi ali tão perto!) e também um ecrã da Sharp/SEL de 13.3" que tem a particularidade de ser OLED, produzindo uma fantástica gama de cores e um contraste sem paralelo. Infelizmente, ainda não há qualquer data anunciada para a sua eventual comercialização, mas é algo que certamente não irá demorar muito a surgir considerando a queda abrupta dos preços dos ecrãs 4K e a transição que se está a assistir para conteúdos de streaming que mais rapidamente se adaptarão à alteração de resoluções no futuro (basta relembrar que nos canais tradicionais, ainda nem sequer temos conteúdos normalizados em 16:9 e Full HD.)

Para além disso, a NHK tem planos de transmitir os Jogos Olímpicos de Tokyo (2020) em resolução 8K, pelo que é mais que certo que até lá se comece a assistir a uma maior aposta neste formato. (No mínimo, servirá para fazer com que os ecrãs 4K baixem ainda mais de preço... o que agradeceremos imensamente! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)