2015/11/19

ADrive acaba com modalidade gratuita que dava 50GB de espaço na cloud


Serviços de armazenamento na cloud há muitos, mas serviços gratuitos que ofereçam gratuitamente 50GB de espaço não são assim tantos. Era o caso do ADrive... que agora deixa de ser, pois ao fim de quase nove anos, abandona a modalidade gratuita e sem prévio aviso aos utilizadores.

O ADrive era um dos poucos serviços de "disco na cloud" que disponibilizava 50GB de espaço gratuitamente, e tornava-se por isso numa excelente opção para efeitos de backup de dados que não fossem "privados" (ou encriptados, se achassem que tal se justificava). No meu caso, era usado como mais uma dose adicional de backup para as fotos... mas agora deixará de o ser, não só pela forma como deram - ou melhor dizendo, não deram - o aviso, como pelo facto de mentirem descaradamente na sua página principal.


O aviso de fim do serviço gratuito foi feita de uma forma curiosa: um email dizendo que o a modalidade gratuita acabaria no dia 16 de Novembro e que a partir dessa data todas as contas gratuitas e respectivos conteúdos seriam eliminados (a não ser que se fizesse upgrade para um plano pago).

Até poderia ter piada se o aviso tivesse sido dado com alguns meses (ou semanas) de avanço, mas neste caso o aviso chegou do dia 18 de Novembro! (É verdade que mesmo já tendo passado o prazo os dados ainda lá estão... mas ninguém sabe por quanto tempo - não será garantido que quem necessitar de fazer o download dos gigabytes que lá tenha armazenado tenha tempo para o fazer.)


E se isto não fosse suficiente para se cortar relações com o serviço; de seguida temos uma mentira descarada,com a referência de que as suas modalidade pagas são "as mais baratas do mercado". Algo que poderia fazer pensar que o seu plano de 100GB a $2.50/mês seria uma pechincha... mas só até que alguém fosse espreitar - por exemplo - os preços do espaço no Google, onde esses mesmos 100GB se podem ter por $1.99/mês (e se só quiserem guardar fotos e vídeos, podem ter espaço ilimitado na Amazon por $1/mês). E penso que não haverá dúvidas sobre em que serviço merecerá maior confiança a nível de manter os dados em segurança e avisas os clientes atempadamente de quaisquer alterações...

Neste caso, parece-me que é tempo de dizer ADeus ao ADrive!

9 comentários:

  1. Resta-nos o Mega.nz, com 50Gb é uma boa opção para backup complementar.

    ResponderEliminar
  2. Fez-me lembrar a atuação inicial da Lycamobile em Portugal... depois de darem tudo, deixaram os clientes sem "nada" sem pré-aviso.

    ResponderEliminar
  3. uns tempos atras apanhei a promoçao da mailru 1Tb de borla...espero que eles nao vao fazer o mesmo...

    ResponderEliminar
  4. uns tempos atras apanhei a promoçao da mailru 1Tb de borla...espero que eles nao vao fazer o mesmo...

    ResponderEliminar
  5. abelhas.pt a cloud tuga ilimitada

    ResponderEliminar
  6. Tudo o que não é identificável merece as minhas dúvidas...de qualquer forma até a Microsoft (Onedrive) deu o dito por não dito...

    ResponderEliminar
  7. No meu entender a questão das clouds passa pela segurança e confidencialidade no que lá se mete. Se passar por guardar ficheiros com conteúdos banais é o menos importante. O contrário, já deixa mais que pensar e ponderar.

    ResponderEliminar
  8. No meu entender a questão das clouds passa pela segurança e confidencialidade no que lá se mete. Se passar por guardar ficheiros com conteúdos banais é o menos importante. O contrário, já deixa mais que pensar e ponderar.

    ResponderEliminar
  9. Eu usava muito o Mega.nz, mas já estou ficando preocupado, a alguns dias não consigo fazer upload de nada no site.

    ResponderEliminar