2015/11/08

AMD processada por vender CPUs octa-core que na verdade são quad-core


A táctica de inflacionar valores para tornar produtos mais apelativos para os consumidores não é nova, mas por vezes pode tornar-se numa grande dor de cabeça, como acontece agora com a AMD que tem que enfrentar um processo por alegadamente enganar os clientes quanto aos seus CPUs "octa-core".

O processo tem origem na publicidade que a AMD faz aos seus chips "Bulldozer", referindo que são chips octa-core, mas onde cada bloco de dois cores partilha uma única unidade FPU e de descodificação e execução de instruções - o que na verdade o transforma num CPU mais próximo de um quad-core que de um octa-core.

[Diagrama de um chip Bulldozer octa-core]

Embora este tipo de questões técnicas passe completamente despercebido à maioria dos utilizadores, há alguns que se sentem enganados por a AMD estar a anunciar estes chips como sendo octa-core, quando na verdade estes oito processadores não podem funcionar de forma completamente autónoma uns dos outros. Na prática temos um chip quad-core, onde cada processador tem a capacidade de poder fazer alguns cálculos em paralelo por ter duas unidades de cálculo de números inteiros.

Numa analogia mecânica, seria o equivalente a um fabricante dizer que o seu carro tinha um motor de oito cilindros, mas onde onde continuava a ter apenas quatro injectores e as mesmas válvulas que um motor de quatro cilindros - que eram partilhados por cada bloco de de dois cilindros. Claro que, numa altura em que a VW está a ser chacinada devido aos truques usados no software para esconder as emissões dos seus motores, não me parece que a AMD se queira arriscar a analogias com a indústria automóvel.

Não será fácil tentar explicar nos tribunais (e fora dele) os conceitos de arquitectura dos CPUs por trás desta queixa, mas o que é certo é que a AMD parece já estar a distanciar-se desta opção que usou nos "Bulldozer" e a optar por uma solução mais próxima da do HyperThreading da Intel (que também duplica virtualmente o número de cores de um CPU... mas sem que isso seja usado para inflacionar o número de cores reais existentes no chip).

3 comentários:

  1. Isto é um processo do mais estúpido que existe...
    Toda a gente sabe desde que os Bulldozer foram detalhes da arquitectura.
    E a AMD sempre foi muito aberta quanto a isso. Isto parece daqueles processos para tentar lucra fácilmente mas que não vai dar em nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O processo é nos Estados Unidos? É que se for é bastante possível que dê numa multa, é preciso não subavaliar a estupidez humana que é infinita e ...

      Eliminar