2015/11/13

Apple trabalha em serviço de transferência de dinheiro via iMessage


Nos últimos anos temos assistido a uma tentativa de reinventar as formas de pagamentos, mas onde nenhuma das propostas parece estar a cativar o público em geral - no próximo ano será vez da Apple tentar a sua sorte com sistema destinado a simplificar a transferência de dinheiro entre utilizadores.

Sistemas que prometem simplificar os pagamentos há muitos (até temos o nosso bem recente MB Way), mas a verdade é que: imaginem que querem transferir uns poucos euros, talvez para acerto da conta do almoço, para um amigo; como fariam isso neste preciso momento? Se calhar até podem ter um serviço, mas ele não... ou se calhar ele usa outro e vocês não... ou, mais provavelmente, nenhum tem acesso a um serviço apropriado para isto.

Acabamos por estar perante uma situação idêntica às das muitas apps e serviços de mensagens, que são tantas e com tal variedade, que grande parte das vezes fazem com que se tenha que recorrer aos velhinhos SMS por serem a forma mais garantida de fazer chegar a mensagem ao destino sem que se tenha que preocupar se ele usa o Facebook Messenger, ou o Skype, ou o WhatsApp ou os Hangouts.

Nos EUA os serviços de transferência de dinheiro estão mais avançados e liberalizados, sendo possível enviar dinheiro via email com serviços como o Square Cash, Facebook Messenger ou os Hangouts, e onde o Venmo é um dos serviços que tem também se tem popularizado - todos com a missão de permitir a simples transferência de dinheiro, sem custos. É uma área que a Apple, depois de ter começado a fomentar os pagamentos "digitais"  com o Apple Pay, também parece estar interessada em estar presente, e diz-se que para 2016 irá ter algo idêntico, que provavelmente irá ser integrado no seu serviço iMessage.

Claro que se continuará com o "problema" deste serviço provavelmente só funcionar entre utilizadores Apple (já nem vale a pena ter esperanças de que a Apple abrisse o iMessage a outras plataformas)... mas uma vez que a Apple tem o peso que tem, será uma entrada que não se deverá subestimar.

... Por outro lado, é difícil imaginar que tal serviço saia dos EUA durante os próximos anos. Pelo que, por cá, continuaremos a ter que gramar com a ideia de que até uma transferência de 1€ possa levar com uma taxa de transferência de 1€ ou mais (dependendo do banco) mesmo sendo feita via internet.

2 comentários:

  1. com o iMessage é fácil.... vai buscar ao cartão de credito do itunes

    ResponderEliminar
  2. O que acho estranho é que já existem soluções de transferencias por SMS
    http://www.mtn.co.ug/Mobile%20Money/Pages/default.aspx
    https://www.youtube.com/watch?v=oQ1zfn74VoQ

    ResponderEliminar