2015/11/21

Developers reticentes quanto a criar apps "profissionais" para o iPad Pro


Muito se fala que a vida está difícil para os artistas, mas não se pense que está mais fácil para os developers. Muitos deles estão reticentes em investir tempo e esforço a desenvolver apps profissionais para o iPad Pro, por considerarem que a Apple não da condições suficientes para que as suas apps se tornem economicamente viáveis.

O iPad Pro é um dos mais potentes tablets do momento, e isso veio reacender a questão de que um tablet poderia substituir um "PC". Tecnicamente, até pode... desde que exista software para isso. E o ponto crítico é que, para que esse software seja criado, os developers têm que acreditar que isso será economicamente viável - coisa que não está a acontecer.

Alguns developers queixam-se de que o ecossistema da App Store para iOS sofre com a percepção que as pessoas criaram de que as apps têm que custar 99 cêntimos ou ser gratuitas; coisas que não são compatíveis com a criação de apps de nível profissional. Para além disso, mesmo que fossem criadas e disponibilizadas a preços mais elevados, queixam-se que a App Store não dá as ferramentas adequadas para lidar com coisas tão simples como permitir períodos experimentais da app, a devolução do dinheiro em caso de insatisfação do cliente, ou até contactar um utilizador que se apressa a deixar uma review negativa com "1 estrela" (que poderá ser injusta e ter sido causada por um dos pontos referidos anteriormente).

Claro que este aspecto não afecta os gigantes da indústria, Microsoft, Adobe, Autodesks, e outros, que se apressarão a lançar apps para o iPad Pro, podendo-se dar ao luxo de as disponibilizar gratuitamente (usando-as como forma de atrair os utilizadores para os seus serviços pagos de subscrição). Mas, para os restantes developers, aqueles que são "desconhecidos" mas que muitas vezes são os principais impulsionadores da inovação e da criação de apps que revolucionam a forma de se utilizarem estes dispositivos, torna-se muito mais complicado investir meses a criar um produto que depois ninguém comprará por ter um preço demasiado elevado.

Vamos ver se a Apple está receptiva a fazer alterações que venham resolver os pontos focados por estes developers. Não me parece que fosse difícil de fazer, e seria sem dúvida uma mais valia para a plataforma.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)