2015/11/22

Ilusões opticas adaptativas

A maioria das pessoas tem a ilusão de que a sua visão é infalível (assumindo que vêem bem, claro). Só que, tal como muitas das apps actuais que continuamente recebem actualizações para corrigir bugs, também os nossos olhos e percepção pode ser facilmente "hackada", como demonstram as ilusões ópticas que vos trago hoje.

Muitos já terão experimentado aquelas ilusões ópticas de olhar fixamente para uma imagem durante uma dezena de segundos, e de seguida surgir outra imagem que parece ser a cores quando na realidade é a preto e branco. O que poderão não saber é que esse fenómeno da adaptação visual a um estímulo, que depois interfere ou distorce o que se vê a seguir, se estende a muitas mais áreas, incluindo a percepção que temos dos rostos, a nitidez do que se vê, e outras coisas.

Basicamente, demonstra-nos que não podemos mesmo acreditar em tudo o que pensamos que vemos... pois nem sempre vemos aquilo que realmente temos a frente dos nossos olhos! (Foi a forma que a Natureza e a biologia encontraram para que se pudesse interpretar e processar de forma eficiente a imensa quantidade de dados que os nossos olhos recebem, mesmo se para isso se tivesse que fazer algumas "batotas". :)

Fiquem com este vídeo, que vos vai deixar a olhar fixamente para o ecrã (literalmente).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)