2015/11/03

MIT mostra drone autónomo capaz de se desviar de obstáculos a 50Km/h


O desenvolvimento de veículos autónomos não se limita aos automóveis e veículos terrestres, e no MIT há quem já tenha drones voadores capazes de se desviarem de obstáculos.

Uma vez que os sistemas de LIDAR usados nos automóveis são demasiado pesados e volumosos para montar em drones de pequenas dimensões, aqui recorre-se a um sistema de visão 3D usando duas câmaras, e um novo algoritmo que se foca apenas nos potenciais obstáculos que estejam a 10m de distância. Este método é muito mais rápido que os sistemas tradicionais, permitindo o voo a velocidades bastante mais elevadas (cerca de 50Km/h neste caso).

Os 10m que o drone é capaz de "ver" são suficientes para que consiga calcular uma rota que o faça desviar de potenciais perigos, sem que tenha que se preocupar com toda a informação de potenciais objectos a maiores distâncias (gostava de ver que tal é que ele reagiria a uma parede de grandes dimensões. :)

O que é certo é que a visão que este drone tem do mundo nos faz pensar em muitos filmes de ficção científica - que neste caso se torna em realidade científica.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)