2015/11/21

NASA encomenda voo tripulado à SpaceX para ir até à ISS


A comercialização do acesso ao espaço atinge mais um marco, com a NASA a encomendar à SpaceX um voo para levar tripulação até à Estação Espacial Internacional (ISS).

Esta encomenda serve assim como validação de todo o esforço que a SpaceX tem feito no desenvolvimento dos seus foguetes e da sua cápsula Dragon (que poderá transportar até um máximo de 7 pessoas até à órbita terrestre), e servirá também como uma forma dos EUA recuperarem um pouco do seu orgulho perdido. É que actualmente a NASA não tem forma de fazer chegar astronautas ao espaço, tendo que "comprar bilhete" a bordo das cápsulas russas Soyuz (à módica quantia de 80 milhões de dólares por cada astronauta).

Esta encomenda da NASA à SpaceX permitirá que os norte-americanos voltem a voar em naves próprias (e ao melhor estilo do capitalismo, graças a uma empresa privada), e deverá ser apenas uma de um mínimo de quatro encomendas - sendo que a Boeing também está na corrida para servir de transporte para o espaço, e tendo já também encomendas oficiais da NASA para esse efeito. Ainda não se sabe qual será a primeira a fazer o transporte até à ISS, mas o voo da SpaceX deverá acontecer em 2017.

Esperemos que tudo corra bem e - principalmente - que esta acesso "dos privados" ao espaço permita reduzir consideravelmente os custos e volte a dar-nos o sonho de, eventualmente, a coisa até se poder tornar "turisticamente acessível", nem que seja apenas para ter o privilégio de saber o que é uma meia-hora a flutuar em microgravidade. :)

1 comentário:

  1. Ainda um dia destes vi na Internet um hangar abandonado no meio do deserto com protótipos da época para viagens espaciais e agora os Estados Unidos não têm capacidade. Quem diria, que a nível militar a Rússia está à frente já se sabia mas ao ponto de os Estados Unidos estarem dependentes foi novidade.

    ResponderEliminar