2015/11/03

Nokia vai testar pCell em 2016


A tecnologia pCell promete acabar com o congestionamento das ligações wireless e permitir 100% de capacidade a todos os utilizadores sem necessitar de maior largura de banda. Em 2016, a Nokia vai começar a testar esta tecnologia revolucionária, e só esperamos que tudo corra como é anunciado.

Raramente lidamos com tecnologias revolucionárias. Na maior parte das vezes, lidamos apenas com pequenas evoluções, a que pouco valor damos por serem apenas "um pouco melhores" do que aquilo que já se tinha. No caso da tecnologia pCell da Artemis, desde o início de 2014 que muitos continuam bastante desconfiados... desconfiança que irá ser posta à prova pela Nokia Networks já em 2016.

Em vez de tratar sinais de múltiplas torres como sendo causadores de interferências problemáticas, a tecnologia pCell tira partido dessas múltiplas emissões para criar inúmeros canais de comunicação que são precisamente localizados no espaço, mesmo quando se está em movimento, e assim permitir uma largura de banda de 100% para todas as pessoas em simultâneo.

Ainda há quem esteja bastante céptico quanto a este tecnologia, mas se a empresa conseguiu convencer a Nokia Networks a testá-la, é porque haverá algo que vale a pena explorar e estudar mais atentamente. E esperemos nós que, ao contrário das promessas de energia infinita e movimento perpétuo, desta vez a tecnologia comprove as suas promessas e nos traga uma nova era de ligações wireless onde - quem sabe, os operadores até nos possam disponibilizar tráfego ilimitado sem constrangimentos.


1 comentário:

  1. "... os operadores até nos possam disponibilizar tráfego ilimitado sem constrangimentos."
    Eu diria... Vai sonhando...

    ResponderEliminar