2015/11/14

O rover marciano do OOZ Labs


O OOZ 2 Mars foi um dos projectos que fascinou os visitantes da última Maker Faire Lisboa, e agora temos a oportunidade de ficar a conhecer em detalhe como é que foi feito e qual o hardware utilizador, muito bem explicado pelo nosso Luis Correia.

A electrónica do Rover tem duas facetas, por um lado, obter dados de telemetria, por outro controlar o movimento. No exterior, o Rover tem uma câmara de vídeo, a placa wireless e três sensores de ultrassons para detectar e (na maioria das vezes) evitar colisões. Estes sensores estão ligados ao Arduino Makerfaire Edition, que também lê a tensão das duas baterias, enviando os valores quatro vezes por segundo para o Raspberry Pi 2 (raspi2).

O raspi2 é o cérebro do nosso rover e as funções principais são: enviar dados de telemetria para o “Mission Control”, manter um livestream da câmara frontal, receber e processar os comandos vindos do Comandante da Missão. a câmera e a placa wireless estão ligadas directamente ao raspi2. Usamos o módulo de câmera específico do Raspberry Pi pois o tratamento de imagem é efectuado pelo GPU, reduzindo a carga no processador do raspi2. A placa wireless utiliza a norma 802.11n para conseguirmos melhor largura de banda para transmissão de dados.


Podem ver o resto da descrição, com todo o hardware e software utilizado, no site do OOZ Labs.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)