2015/11/26

Programador automatiza a sua vida com scripts


Os computadores foram criados para nos poupar trabalho, e há casos de quem leve isso ao extremo, como revela este relato de um programador que tinha a sua vida praticamente automatizada graças a um conjunto de scripts que poderá inspirar muitas outras pessoas a que façam o mesmo.

O relato conta a história de um programador que foi trabalhar para outra empresa, e quando os colegas foram espreitar a sua máquina, encontraram um conjunto de scripts com funções bastante curiosas.

Por exemplo, havia um script que enviava automaticamente uma mensagem para a sua esposa a dizer que estava atrasado no trabalho, escolhendo uma justificação aleatoriamente de uma lista de justificações pré-programadas; sendo disparado pela detecção de sessões activas no servidor com o seu login depois das 21h.

Outro, pesquisava por emails enviados por cliente, e caso a mensagem contivesse palavras como "ajuda", "problemas", "desculpa", ligava-se remotamente ao servidor do cliente para repor a sua base de dados a partir do último backup. Adicionalmente, enviava um email a dizer "sem problemas, tem mais cuidado para a próxima vez."

Um aptamente chamado hangover.sh tratava de enviar automaticamente email com mensagem de que "não me estou a sentir bem, vou trabalhar a partir de casa", acompanhado por mais uma justificação escolhida aleatoriamente entre várias, caso não fosse detectada uma sessão às 8h45.

E por fim, havia chamado fuckingcoffee.sh que aguarda 17 segundos e de seguida envia uma mensagem em código binário para a máquina de café para que comece a preparar uma bebida, aguardando depois mais 24 segundo para dar a ordem para a despejar na chávena. Tempo calculado exactamente em função do tempo que demorava a caminhar da sua secretária até à máquina.


Como em tudo o que se vê na Internet, nunca se saberá se isto não passa de um mito urbano ou se terá sido mesmo realidade; mas a verdade é que podem encontrar estes scripts no GitHub, caso lhes queiram dar uso. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)