2015/11/28

Tatuagens electrónicas adesivas


Enquanto vamos convivendo com a primeira fase dos wearables, há quem já vá preparando o caminho para o que há-de vir, como é o caso destas curiosas tatuagens electrónicas adesivas, que nos fazem imaginar as suas potencialidades.


Estas Tech Tats são reduzidos circuitos electrónicos que se podem colar na pele, e que poderão mostrar aquilo que o futuro nos reserva. Porque motivo deveremos usar um smartwatch ou uma bracelete para monitorizar a nossa actividade ao longo do dia, se isso pudesse ser feito com um simples adesivo colado no braço? E não se pense que se tratam apenas de dispositivos passivos, pois nada impede que os mesmo tenham LEDs (ou até mini ecrãs flexíveis) que nos pudessem mostrar informação.

As potencialidades são mais que muitas, desde aplicações práticas (como no caso do registo da actividade) à aplicação na área médica (monitorizando temperatura, frequência cardíaca, ECGs, etc. de forma nada intrusiva), ou indo para coisas como "autocolantes" que se pudesse colar na orelha para servir de auricular wireless para ouvir música e chamadas, ou outros colados na gargante que actuassem como microfone, etc. etc.

Só falta mesmo resolver o sempre eterno problema da autonomia, mas isso é coisa em que também se trabalha, desde sistemas que permitem gerar energia a partir do movimento, temperatura do corpo, ou até a partir do nosso suor.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)