2015/11/08

Timelapse mostra processo de desenhar um retrato foto-realista


Os computadores trouxeram todo um novo conjunto de ferramentas, mas uma ferramenta só é tão útil quanto a capacidade de quem a usar. Neste caso, não há falta de capacidade, de recriar em desenho uma fotografia bastante complexa...

Em apenas três minutos (acelerados) podemos acompanhar todo o processo de criação de um desenho feito à mão, a partir de uma foto de referência. Poderá haver quem ache que é batota estar a desenhar com uma foto ali ao lado... mas terão que se lembrar que desenhar um retrato ao vivo também implica que o artista esteja a olhar para a pessoa a desenhar/pintar.

[o resultado final]

A ideia de todo este exercício era simplesmente a de aprender, e penso que o objectivo terá sido conseguido (tal como em muitas outras artes e ofícios, é a "treinar" que se aprende, e as dificuldades que se sentirem a replicar tal retrato servirão para resolver situações idênticas que venham a surgir no futuro.

... Também curioso será verificar que nalguns passos, a artista optou por rodar a foto e desenho, de modo a melhor retocar certas áreas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)