2015/11/06

Trivoly quer transformar qualquer relógio em "smartwatch"


Os smartwatchs vão-se tornando cada vez mais comuns (embora muitos continuem a aguardar pela chegada das próximas gerações, que possam oferecer maior autonomia), mas isso não impede que alguns projectos apostem em conceitos diferentes, como este Trivoly que quer transformar qualquer relógio de pulso num "smartwatch".

O Trivoly parece ir bem encaminhado no Kickstarter, e propõe-nos a utilização do "miolo" de um smartwatch. Ou seja, temos uma rodela plástica, que troca o ecrã por um led RGB para notificações, mas mantendo os sensores de movimento, bluetooth e até o sensor frequência cardíaca, e que tem por objectivo ser usado debaixo de um relógio de pulso convencional.

A ideia é ficarmos com o mesmo registo de dados que poderíamos ter usando um smartwatch, mas sem que isso implique abandonar o relógio de pulso mecânico (ou outro) da nossa preferência. Não deixa de ser um conceito engraçado, mas parece-me que existem alguns pormenores que poderão desmotivar alguns dos potenciais interessados.

Para além da sempre inegável questão do nível de suporte que um dispositivo destes terá (especialmente a médio/longo prazo) para que funcione devidamente com Android e iOS, temos a questão do conforto de utilizar uma rodela plástica debaixo do relógio, mesmo que venha a ter apenas os 3mm anunciados. Isto é algo que qualquer pessoa poderá facilmente simular, cortando uma rodela de qualquer material com espessura idêntica e prendê-la debaixo do relógio - mas não me parece que seja muito agradável... E depois, temos ainda o factor preço.

O Trivoly tem um preço de 139 dólares, um preço que não deixa de ser excessivo, considerando que temos smartwatches "completos" (com ecrã, e mesma gama de sensores) a valores mais reduzidos.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)