2015/11/06

Lytro Immerge quer ser a câmara de referência para vídeos VR


Tal como os televisores 4K têm acelerado o apetite por conteúdos Ultra HD, também a chegada iminente de uma nova geração de óculos VR em 2016 vai fazer disparar a procura por vídeos "VR" a 360º. Para isso, a Lytro posiciona-se como câmara de referência com uma nova câmara que usa a sua tecnologia lightfield.

A Lytro apresentou-se em 2011 com as suas câmaras com tecnologia light field, cuja funcionalidade mais conhecida é a capacidade de permitir focar a imagem em qualquer ponto mesmo depois da foto ter sido captada. É algo que muitos concorrentes já implementaram de forma simulada, captando múltiplas fotos ou usando processamento adicional, mas que numa câmara Lytro pode ser captada em tempo real com o seu sensor.

Na fotografia a Lytro não teve o sucesso que esperaria, mas espera que isso mude com a chegada da realidade virtual - e para isso conta com a sua mega-câmara Lytro Immerge, capaz de captar light fields em vídeo a 360º.

Desde logo que o surgimento das suas fotos refocáveis nos fez pensar na sua aplicação em vídeo, e com esta Immerge a Lytro dá logo o salto para vídeo a 360º. A vantagem face a outras câmaras é que, para além de captar vídeo de todos os lados, também capta toda a informação luminosa da cena, permitindo fazer a focagem onde se desejar, e até criar perspectivas estereoscópicas 3D com melhor qualidade que uma câmara convencional.

... Há apenas um pequeno problema. É que esta Lytro Immerge deverá ter um preço que a colocará entre os 250 e os 500 mil(!) dólares - fazendo com que seja algo apenas ao alcance de (alguns) profissionais.

1 comentário:

  1. Tomara que seja mesmo boa porque atualmente as fotos e videos 360º que tenho visto em DK2 e em GearVR teem uma qualidade tão má que chega ser deprimente!

    ResponderEliminar