2015/11/06

Notícias do Dia

Descobre que filmes e séries podes ver no Netflix em Portugal; parece que o Google quer criar plataforma standard para o Android; YouTube deixa ver todos os seus vídeos em VR; o Google tenta relançar Android One com maior liberdade de escolha para os fabricantes; e a Fnac volta a ser apanhada a inflacionar artificialmente preços para maximizar "descontos".

Antes de passarmos às notícias do dia, não se esqueçam que já há uma nova pergunta para o passatempo que vos poderá valer um Bluboo Xtouch, o smartphone que está redefinir o preço de um topo de gama.

PT quer acelerar a fibra para os 80Gbps



A PT quer expandir a sua rede de fibra óptica e chegar a mais de 5 milhões de lares em 2020, e para além isto representar mais 3 milhões que os actuais, também prepara uma aceleração drástica da velocidade das comunicações. Actualmente, a tecnologia GPON utilizada permitem usar a fibra até velocidades de 2.5Gbps de download e 1.25Gbps de upload; mas com a NGPON2 - tecnologia desenvolvida em Portugal - será possível passar para velocidades de 40 a 80Gbps, com upload à mesma velocidade que o download.

Pode vir para aqui uma ligação de 80/80Gbps s.f.f.! :)


Google Keep para iOS já deixa exportar para o Google Docs



Se há casos de apps do Google que parecem dar prioridade ao iOS face ao Android; no caso do Keep teremos precisamente o oposto. A app demorou vários anos a chegar ao iOS, mas começa agora a habitual marcha de actualizações que a vai tornando cada vez melhor. Agora, os utilizadores do Keep em iOS poderão copiar os seus apontamentos para um documento do Google, colocá-lo como widget na secção today, e também dar-lhe uso a partir do painel de share de outras apps.


Drone consegue manter-se indefinidamente no ar... com cabo pendurado



A notícia de um drone que se possa manter a voar indefinidamente é garantia de chamar as atenções, mas neste caso a descoberta de como isso é feito é uma completa desilusão. Em vez de se tratar daqueles sistemas completamente autónomos, usando energia solar ou outro método de transmissão de energia wireless, aqui temos um drone que simplesmente usa um cabo de ligação ao solo para transmissão de energia e dados.

Ainda assim, será útil para situações em que seja necessário manter um drone a voar continuamente sobre uma determinada área...


Disney cumpre desejo e deixa que fã em estado terminal visse o Star Wars: The Force Awakens antecipadamente



O nosso curto tempo de vida torna-se bem mais aparente quando se tem uma "data de validade" marcada, como Daniel Fleetwood de 32 anos, que sofre de um tipo raro de cancro que se tem espalhado e fez com que os médicos lhe tenham dado um prazo de 2 meses de vida.

Embora se possa tentar imaginar tudo o que se poderá passar na cabeça da alguém que tem algumas semanas de vida, para Daniel, grande fã do Star Wars, uma das suas preocupações era o de provavelmente não conseguir sobreviver a tempo de ver o mais recente Star Wars The Force Awakens (que estreará em Dezembro). O seu desejo de ver o filme rapidamente contagiou milhares de pessoas e o próprio elenco do filme, e a Disney lá acedeu a que ele pudesse ver uma versão do filme no conforto do seu lar.

É um pequeno gesto... mas será certamente de grande importância para ele.


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada


1 comentário:

  1. Espero bem que a Altice faça da PT uma empresa diferente daquilo que foi até agora...

    Considero importante que os novos "cabeça de ferro" da empresa desenvolvam novos pensamentos (talvez influência do mercado da casa mãe), distintos daqueles que sempre caracterizaram a velha empresa.

    Embora não fique maravilhosamente contente pela notícia (já que não pretendo ser cliente da referida), julgo terem sido lançadas novas oportunidades de mercado, inclusive um reforço ao impulso já iniciado pela Vodafone.

    A PT vai ter que mudar muito para alcançar as metas traçadas, pois se mantiverem políticas semelhantes à da net por fibra a 30Mbit/s (por um valor absurdo) não serão certamente bem sucedidos.

    ResponderEliminar