2015/12/17

Alemanha aprova "update" para corrigir batota da VW


A VW vai finalmente começar a corrigir os automóveis com o sistema que enganava deliberadamente os testes das emissões, com as entidades reguladoras alemãs a terem aprovado a solução proposta.

O grupo VW disse que os reguladores alemães aprovaram as suas correcções, que começarão em breve a ser aplicadas a todos os veículos afectados. Os veículos com motores diesel da série EA 189 vinham equipados com um sistema que reduzia as emissões de NOx durante a fase de testes, sendo que em condições de condução normal estes valores eram muito superiores ao permitido.

A correcção proposta pela VW passa pela aplicação de uma simples actualização de software aos modelos de 1.2, 1.6, e 2.0l, que poderá ser feito em cerca de 30 minutos (se já se tivesse os carros ligados à Internet, era mais fácil); sendo que no motor 1.6 há necessidade de instalar um "rectificador do fluxo de ar" perto do sensor que mede a massa do ar, algo que também deverá demorar menos de 1h de trabalho na oficina.


A VW irá começar a contactar todos os clientes com estes veículos, e começar as correcções em Janeiro de 2016; e continua a insistir que tudo isto foi feito sem o conhecimento da direcção. Sem surpresas, a VW diz também que esta modificação não irá ter qualquer impacto no desempenho do veículo... o que nos faz perguntar: se não há qualquer ponto negativo, porque é que os "engenheiros" sentiram necessidade de recorrer a batotas para esconder as emissões? Será que a direcção da VW sabe programar o firmware dos motores melhor que eles?

Vamos ver no que isto dá... Sendo que do lado dos EUA esta correcção milagrosa parece que irá demorar mais tempo, pois têm um limite de emissões ainda mais reduzido que o europeu e esta correcção aprovada não chega para que lá passem os testes.

1 comentário:

  1. Para mim o "coador", engenhosamente designado por "rectificador do fluxo de ar", é um estrangulador de ar para a admissão do motor, logo vai ter efeitos negativos no comportamento (provavelmente compensado pelo software) e consumo do mesmo.

    ResponderEliminar