2015/12/09

Apple lança capa com bateria para o iPhone 6S

Depois de praticamente todas as empresas do ramo lançarem capas com bateria integrada para os iPhones, eis que a Apple também parece concordar que há necessidade de prolongar a autonomia do iPhone 6S lançando uma capa com bateria oficial.

Os iPhones foram dos primeiros smartphones a popularizar a existência de capas com bateria (em grande parte devido a manterem o seu design inalterado por dois anos anos, o que é uma raridade neste segmento), e agora a Apple decidiu lançar a sua própria capa com bateria oficial... com um design muito pouco "à Apple".

A Smart Battery Case para o iPhone 6S não só custa 119 euros, como tem um design que já começou a gerar polémica, uma vez que mais parece um "bumper" que engoliu uma bateria que fica saliente na parte de trás. Uns poderão considerá-lo um exemplo do design minimalista em que se privilegia a função, outros irão certamente considerar este produto uma aberração que mais se poderá considerar um exemplo de que não se deverá usar uma capa com bateria num iPhone 6S - pelo menos, não uma que tenha tão mau aspecto.

[a Smart Battery Case da Apple vs uma da Mophie]

A Apple não disfarçou o volume da bateria extra (que dizem prolongar em até mais 18h a utilização em 4G, até 20h a ver vídeos, e até mais 25h a fazer chamadas) e até no sistema de instalação optou pela solução mais simples, de usar um material flexível que dispensa a utilização de encaixes (fico curioso quanto à sua resistência às "inserções/remoções").

Também ausente está um simples botão de on/off, o que significa que os utilizadores não poderão escolher quando querem usar a carga da bateria - a não ser que removam o iPhone e só o coloquem lá quando for para a utilizar. Com ela colocada, é utilizada a energia da bateria externa e só quando esta se esgotar é que o iPhone começará a utilizar a sua própria bateria interna. Se surgir o alerta de nível de bateria reduzido... é sinal que já não poderão recorrer à bateria externa, porque já se foi (nas capas com interruptor, esse será normalmente o momento em que poderão optar por recorrer à reserva de energia extra - ou reservá-lo para um momento mais crítico para o qual a estejam a reservar.)

Pior que tudo é que este lançamento em nada deverá influenciar o desejo da Apple de continuar a emagrecer os iPhones, reduzindo milímetro atrás de milímetro... e depois propondo aos clientes que andem com estas aberrações para poderem ter autonomias mais decentes. Não seria mais simples adicionar 1 ou 2mm, que passariam despercebidos, aos iPhones?

7 comentários:

  1. O botao de on/off e completamente desnecassario!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ok, psicologicamente pode resultar em algum conforto!

      Eliminar
  2. se fosse publicado no dia 1 de abril passava por mentira... que acessório tão feio.....

    ResponderEliminar
  3. Lá está o Steve Jobs a dar voltas no túmulo de tão horrível que isto é...

    ResponderEliminar
  4. Isto não faz sentido nenhum, nem parece nada idealizado pela Apple. Existem soluções de terceiros que fazem isto parecer uma chinesice!

    ResponderEliminar
  5. Onde anda o Dos Passos para defender a sua dama?

    ResponderEliminar
  6. Que grande moca... Mas acham, sinceramente, que quem adora o design do iPhone lhe vai vestir isso?
    O Jony Ive deve ter ido de férias e os estagiários puseram-se a jeito... ;)
    Ai SB que tanta falta fazes...

    ResponderEliminar