2015/12/09

Mozilla suspende desenvolvimento de smartphones com Firefox OS


A Mozilla rendeu-se às evidências e anunciou que irá deixar de desenvolver e promover os smartphones com Firefox OS.

Desde o início que se sabia que a Mozilla não teria a vida facilitada ao se tentar intrometer num mercado dominado pelo Android e iOS, e onde até a própria Microsoft tem tido enorme dificuldade em promover a adopção dos seus Windows Phones. No entanto, a filosofia por trás do Firefox OS era interessante, ao apostar numa plataforma onde a distinção entre apps e web seria reduzida ao mínimo (ou eliminada) - fazendo-nos sonhar com um futuro onde a perspectiva de se perder o acesso a todas as apps que se compraram quando se troca de plataforma, se tornaria coisa do passado.

Infelizmente, a filosofia por si só de nada importa se não se venderem equipamentos; e foi precisamente isso que aconteceu e que agora leva a esta suspensão do desenvolvimento dos smartphones com Firefox OS. Os smartphones com Firefox OS têm sido um falhanço ao nível das vendas; e não ajudará que a maior parte dos modelos, direccionado para o segmento de baixo-custo, oferecesse uma experiência de utilização sofrível.

A Mozilla ainda não está disposta a matar o Firefox OS, pelo menos por enquanto, dizendo que continua a acreditar neste sistema aplicado a outros equipamentos que não os smartphones (como TVs e outros dispositivos da "Internet of Things"), mas não deixará de nos fazer pensar o que é que aí poderá ser diferente para que o desfecho seja diferente deste que teve nos smartphones.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)