2015/12/09

As aventuras da actualização para o Windows 10


A maioria dos utilizadores Windows deverá estar por esta altura a ser bombardeado pela mensagem que incentiva a actualização do sistema para o Windows 10. A Microsoft já fez algumas alterações para que o processo de instalação do Windows 10 deixasse de ser tão complicado como era; mas ainda assim há espaço para algumas aventuras, como nos conta o nosso Luis Correia.

A aventura começa com um colega que me entrega um portátil HP, pedindo-me para lhe reinstalar de raiz o Windows 7 Home Premium, cuja key consta na etiqueta. Sabendo eu que a Microsoft alterou as regras para a disponibilização gratuita dos DVD's de instalação, vou ao site e tento obter o mesmo. Primeira boa impressão do processo é o facto de aparentemente o Windows 7 estar disponível para download, bastando apenas introduzir a chave. O problema surge quando a introduzo e recebo a resposta que, "essa chave corresponde a uma licença de parceiro e que deve tentar obter os DVD's junto dele". Vou ver no site da HP e, supostamente, desde Janeiro deste ano que os ditos DVD's já só são fornecidos por encomenda.

Não tendo eu nenhum DVD de Windows 7 Home Premium, experimentei obter um por via "alternativa" (ed. curioso ver como muitas vezes somos obrigados a estar vias alternativas para fazer algo que se deveria poder fazes facilmente e legalmente!), e  tal é o meu espanto, não consigo instalar nenhum deles pois aparentemente o driver para o controlador de disco (AMD SATA Controller) não detecta o hardware. Já meio frustrado, decido tentar a instalação de um Windows 10, mesmo sabendo que o processo de activação poderia não funcionar.

O Windows 10 funciona lindamente, tendo detectado todos os dispositivos do portátil sem qualquer problema. No entanto, ao tentar activá-lo, diz-me que a key não é para aquela versão do Windows 10 mas sem me dizer qual e que corresponde. Chego portanto a um impasse nesta saga de instalação em que, se por um lado não consigo ter o driver correcto a funcionar com o Windows 7, pelo outro não consigo activar o Windows 10. O assunto fica a marinar uns dias para libertar a mente do problema...



Dias mais tarde, decido usar este Windows 10 não activado para obter uma nova versão do Windows 10 com o "Media Creation Tool" que a Microsoft disponibiliza, dado que a primeira versão foi obtida no meu desktop Linux.

Após ter criado uma pen USB, faço reboot e forço o boot pela pen, iniciando assim a instalação do Windows 10. No ecran que pede a key, introduzo-a e para meu espanto ela é aceite e procedo com a instalação até ao fim do processo. Após o primeiro boot, faço as necessárias alterações "anti-Big Brother", defino o utilizador e chego ao desktop. Dou umas voltas pelo Windows 10 e vou ver o estado da activação... ESTÁ ACTIVADO!!!

A Microsoft finalmente mudou as regras e permite que se faça uma instalação limpa do Windows 10 com a chave de um Windows anterior (7 ou 8) sem nos obrigar a reinstalar obrigatoriamente um Windows antigo com o único propósito de conseguir fazer a actualização para o Windows 10. Algo que acabei por comprovar novamente, pois fui agarrar numa mainboard de um PC HP que ia para o lixo (e nunca teve Windows 10), coloquei o número de série de um PC idêntico (também HP) e o Windows 10 instalou e activou sem qualquer problema.

Recapitulando, se querem instalar um Windows 10 de raiz obtenham recorram à "media creation tool" que a Microsoft disponibiliza, instalem de novo e coloquem uma chave válida do vosso Windows actual, que tudo deverá correr sem problemas.

Deixo como ressalva que nos computadores que já vieram de fábrica com Windows 8 e têm a KEY guardada na BIOS UEFI, a activação deverá ser automática, bastando fazer "skip" na parte em que pergunta a chave.

Boa sorte com essas instalações!


Por: Luis F. Correia

11 comentários:

  1. Já para não falar do problema que mantém ainda hoje uma imensidão de utilizadores sem receberem a mais recente e 1ª grande atualização do Windows 10.

    Verifiquem através das teclas "Windows + R" e posteriormente pela digitação do comando "winver" qual vossa compilação.

    Caso não seja (à data de hoje) a compilação 10586.17, terão que forçar manualmente (através da linha de comandos ou baixando um ficheiro) essa atualização, dado que, como verificado, já decorreu quase um mês desde a sua disponibilização e presumivelmente o "bug" persistirá...

    Indico que já surgiu uma mini atualização após essa "grande" atualização a qual foi automaticamente baixada sem problemas.

    ResponderEliminar
  2. Eu tive problema idêntico... No caso era um netbook (daqueles com 1Gb de Ram) e queria fazer uma instalação limpa do starter... Aconteceu exatamente o mesmo... A Microsoft validou a chave mas o download... Fartei-me de procurar e acabei por desistir. Instalei Linux. Problem solved.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e que ficheiro ou comando é esse?

      Eliminar
    2. Existem agora no mínimo dois métodos (não mais encontrei a opção via linha de comandos):

      Consulte-se os seguintes tutoriais:

      Opção 1: http://www.mswiki.com.br/windows-10-como-atualizar-para-a-versao-threshold-2-ou-baixar-iso-para-fazer-uma-instalacao-limpa/

      Opção 2: http://www.mswiki.com.br/3352-2/

      Link ferramenta Media Creation Tool versão PT:
      https://www.microsoft.com/pt-pt/software-download/windows10

      Eliminar
  3. Windows 10 para o meu PC de casa não entra tão cedo.

    Se até o windows 7 não está livre de problemas como o screen-saver, que para quem não tem screen-saver configurado(nenhum), que não acorda.

    Já no ecran de bloqueio do 10 é preciso carregar em não sei quantas teclas até poder indicar a passowrd...

    Uma trapalhada!

    ResponderEliminar
  4. Por cá, felizmente, o Windows 10 tem recolhido uma ótima satisfação da minha parte.
    Já gostava do Windows 8.1, mas o 10 está realmente duas vidas à frente.

    O único se não, foi mesmo não ter recebido a atualização Threshold 2 automaticamente 3 semanas após a sua disponibilização (entretanto resolvido como referido).

    Sendo utilizador de um Lumia, tenho percebido ao longo do tempo a estratégia da Microsoft e diga-se que vão no caminho certo. A integração total entre sistemas faz realmente toda a diferença.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui também tenho gostado bastante do Windows 10 (e isto vindo de quem não era fã do Windows 8 :)

      Eliminar
  5. Eu ca ainda não consegui atualizar, após várias tentativas, no boot fica sempre com ecrã negro, não descobri solução, senão repor o 7.

    ResponderEliminar
  6. No caso em que tenham placas gráficas ATI/AMD, é mais simples retirar a placa (onde possível), fazer o upgrade e depois voltar a colocar a placa.

    Há problemas conhecidos com placas gráficas desse fabricante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser esse o problema, pois é um portatil com uma AMD, so que nao se pode retirar, mesmo desistalando a driver faz o mesmo erro. "Stay in windows 7 até ver"

      Eliminar
  7. Eu tinha um 8.1 que levou o upgrade, sem aparentes problemas. É um mac mini de 2012 (Macmini5,2). Funcionou bem até ao último grande update, que subiu a build number.

    Após este update, o Windows 10 rebenta erraticamente, primeiro com artefactos gráficos e depois um valente crash.

    Vou ter que re-instalar...

    ResponderEliminar