2015/12/29

BigDog demasiado barulhento para o Exército


As aspirações da mula robótica BigDog da Boston Dynamics na carreira militar parecem ter chegado a um fim, com o exército dos EUA a colocar um ponto final nas expectativas devido ao barulho exagerado que produzia.

Os BigDogs da Boston Dynamic marcaram as memórias de todos desde a primeira vez que apareceram, com a sua inspiração nos animais de carga - e sendo precisamente esse o seu objectivo: o de transportar centenas de quilos de carga por todo o tipo de terreno, com óbvio interesse por parte das forças militares. Mas infelizmente, essas aspirações chegam agora ao fim, pois embora o sistema até conseguisse cumprir muitos dos requisitos, falha num que se torna essencial para aplicações militares: o nível de ruído.

O BigDog é demasiado ruidoso para ser utilizado em acções militares, pois permitiria aos inimigos ouvi-los a "quilómetros de distância", inviabilizando qualquer missão stealth.

Esperemos que os desenvolvimentos feitos para este BigDog (e o pequeno Spot) sirvam ao menos para melhorar outros robots destinados ao mercado civil, de modo a que todos os milhões e tempo investidos neste projecto não sejam simplesmente desperdiçados.

[o futuro dos BigDogs passará por correrem livremente em prados verdes?]

Talvez haja esperança de que estes robots quadrúpedes se possam concentrar agora numa utilização mais pacífica...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)