As imagens que servem de representação dos vídeos do YouTube nem sempre correspondem ao que se pode ver no vídeo. Mas seja esse o caso ou não, hoje vamos ver como as podemos gravar sem andar a fazer múltiplos "print-screen" na tentativa de apanhar o momento certo.
Poderá não ser uma necessidade muito frequente, mas se alguma vez desejaram gravar a imagem que serve de ilustração de um vídeo do YouTube, saberão o quão frustrante isso pode ser. Nalguns casos isso poderia ser contornado fazendo um "print-screen" durante a reprodução do vídeo; mas em muitos casos a imagem utilizada nem sequer aparece durante a visualização do vídeo propriamente dito. Felizmente, há uma solução que pode parecer complicada mas acaba por ser bastante simples.
Quando estiverem perante um vídeo do YouTube do qual queiram gravar a sua imagem inicial, tudo o que têm que fazer é:
- Ir até à sua página do YouTube (no caso de o estarem a ver inserido noutra página)
Isto pode ser feito clicando no pequeno logo do YouTube que aparece no canto inferior direito (com excepção para os vídeos apresentados nas app na Google Play Store, que obtusamente têm isso escondido, dando mais trabalho a lá chegar!)
- Estando na página do YouTube com o vídeo respectivo, seleccionar no browser a opção do "View Source" da página.
No Chrome isso pode ser feito clicando com o botão direito do rato numa secção limpa da página, ou clicando em CTRL+U
Isto leva-nos para uma nova página cheia de texto "esquisito".
- Nesta nova página, fazer uma pesquisa por "og:image"
(No Chrome podem fazer CTRL+F para fazer surgir a caixa de pesquisa.)
- Copiar o link que aparece logo a seguir a essa referência
E pronto, têm o link para a imagem que serve de ilustração a esse vídeo do YouTube. Podem colocá-lo numa nova página do browser para o visualizarem e gravarem, ou fazerem o que bem entenderem.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)