2015/12/07

França considera bloquear rede Tor e redes WiFi públicas no combate ao terrorismo


Em França os ataques terroristas parecem ter conseguido o efeito pretendido, com a política do medo a levar à proposta de novas regras que podem levar ao bloqueio das redes públicas de WiFi assim como as comunicações Tor.

Em resposta aos ataques terroristas, o governo Francês tem avançado com todo o tipo de medidas que não parecem seguir em linha com a ideia da "liberté". As mais recentes vítimas poderão ser a rede de comunicação anónima Tor e até as redes WiFi públicas. Para além disso, também os serviços de comunicação VoIP e por mensagens serão obrigados a fornecer backdoors para que as autoridades possam ter acesso total a todas as comunicações.

Sem dúvida que muitos considerarão estas medidas como um pequeno preço a pagar em troca da tal suposta "segurança" prometida; mas interrogo-me o que irão achar quando uma destas "backdoors" for utilizada por outras entidades para ganhar acesso a todas as suas informações (e que não haja dúvida que será apenas uma questão de tempo até que tal aconteça.)

Actualmente, já temos muitos milhares de pessoas que se viram na infeliz situação de serem chantageados  digitalmente, por malware que encripta os seus discos e lhes deixa sem acesso aos seus dados. Imaginem só o potencial quando, todas as pessoas que dizem "não ter nada a esconder", descobrirem que alguém tem todas as suas mensagens ou chamadas privadas, e as revela expor publicamente a não ser que paguem uma determinada "mensalidade".

Já agora, recomendava também ao governo francês que suspendesse os telefones públicos, serviços de estafetas, correios, jornais, venda e aluguer de automóveis, bicicletas, patins, e tudo o mais - pois também poderão ser usados pelos terroristas para se deslocarem e comunicarem entre si.

3 comentários:

  1. E depois descobrimos que os terroristas usaram o nome real e comunicaram usando SMSs não cifrados.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Para bem, era acabar com os concertos ;)

    ResponderEliminar