2015/12/07

O WiFi e as luzes de Natal


O Natal é uma época de boa disposição... e também propício para que um qualquer mal-entendido se espalhe pela internet de forma viral, como o que diz que as luzes de Natal irão arruinar as redes WiFi.

Penso que todas as pessoas já terão comprovado que as rede WiFi têm por vezes comportamentos misteriosos. Num dia tudo funciona bem; no outro a velocidade cai para menos de metade, ou estão sempre a perder a ligação. O problema é que, tal como quaisquer outras emissões de rádio, o WiFi está sujeito a muitas mais interferências que uma ligação por cabo. Bastará que um novo vizinho tenha decidido montar uma nova rede WiFi no mesmo canal que utilizam, ou lembrar-se de usar um transmissor de vídeo que usa a mesma frequência, para que o WiFi deixe de ser aquela tecnologia maravilhosa que nos desprende dos cabos, para se tornar num pesadelo.

E recentemente, um comunicado da Ofcom a propósito de uma nova app para testar a qualidade do WiFi, referia que as interferências no WiFi poderiam ter uma causa tão simples quanto umas simples luzes de Natal. Tendo sido o suficiente para lançar o "pânico" na Internet... Mas não há motivo para alarmes. Não terão que passar este Natal iluminado à luz de velas nem apagar as luzes da árvore de Natal.

Sim, será perfeitamente possível que as luzes que usam até possam causar algumas interferências, mas que - a não ser num caso extraordinário de combinação de factores (transformadores de fraca qualidade e sem isolamento, etc.) - não será pior que utilizarem quaisquer outros equipamentos eléctricos. Muito pior para as redes WiFi são coisas como os fornos micro-onda (se tiverem problemas de isolamento), os telefones sem fios, ou até dispositivos Bluetooth, particularmente se forem das primeiras gerações.

Enfim... não precisam de ir a correr desligar as luzes de Natal; se bem que... fica à vossa consideração este Natal ignorarem se há problemas de WiFi, e centrarem-se nas pessoas que têm junto de vocês e também aquelas que mesmo não podendo estar próximas fisicamente, o estão nos nossos pensamentos. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)