2015/12/03

Outlook para Android passa botões de acesso do topo para baixo


Os smartphones vão tendo ecrãs cada vez maiores, mas nem sempre as opções para os interfaces parecem ter isso em consideração. Na app do Outlook para Android, isso parece finalmente ter pesado na decisão de trazer cá para baixo a barra de acesso rápido que estava situada no topo do ecrã.

Os interfaces para os dispositivos móveis já contam com anos de evolução, mas há coisas em que parece não haver consenso, como acontece nesta questão de disponibilizar opções de navegação no topo ou na parte inferior do ecrã. Nalguns casos, há apps que já apostaram numa das opções, depois mudaram para a outra, e por vezes desistem e voltam a regressar à opção anterior. No Outlook não sabemos como vai ser, mas por agora as opções de navegação que se tinha no topo passam a estar disponíveis na parte inferior do ecrã.

Curiosamente, o Gmail já passou por uma fase idêntica, antes de regressar ao topo do ecrã; e a verdade é que qualquer uma das opções terá vantagens e desvantagens - que ainda por cima irão variar também de pessoa para pessoa e dispositivo para dispositivo (pelo que não me parece que se fosse dizer de forma "irrevogável" que determinada opção é a melhor para todos.) Por um lado, em baixo pode tornar-se mais acessível, mas também pode tornar-se mais propício a toques acidentais (e não ajudará no caso dos Android com os botões do sistema on-screen); por outro lado, os botões em cima são de mais difícil acesso, e ao irmos lá tocar estamos a tapar a maior parte do ecrã...

Coisas de difícil resolução para poder agradar a todos. No entanto, deixem nos comentários as vossas preferências - ou sugestões de como resolver este problema de forma que melhore a utilização para todos. :)

2 comentários:

  1. Mais valia que ligassem a sincronização de contactos coisa que não faz!!!!!!! É necessário usar aplicações não oficiais ou usar a conta empresarial do próprio android mas nem toda a gente sabe configurar as opções pois não o faz automaticamente.

    ResponderEliminar
  2. A posição deveria ser personalizável.

    ResponderEliminar