2015/12/04

Portugal Lá Fora é uma app que quer ligar os portugueses pelo mundo


Com muitos milhares de portugueses espalhados pelo mundo, nem sempre é fácil manter o contacto, quer seja entre eles, como com o seu próprio país. Mais uma vez, surge uma app que tenta resolver o problema e vir em auxílio dos mesmos (e que também pretende ser útil mesmo para os Portugueses que ainda vão permanecendo em Portugal).

Já está disponível a aplicação móvel – Portugal Lá Fora – desenvolvida pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e que vai ligar os portugueses e os lusodescendentes espalhados pelo mundo. A aplicação gratuita, disponível para sistemas iOS e Android, visa promover a comunicação, a integração e a interação dos milhares de portugueses, não só dos que vivem no estrangeiro mas também dos que vivem em Portugal.

Para além de funcionar como uma rede de comunicação e interação entre portugueses, a aplicação Portugal Lá Fora vai promover o acesso a serviços e informações relevantes para os emigrantes, ao disponibilizar um conjunto de informações de vários setores, e com recurso à geolocalização, como Embaixadas, Postos Consulares, Associações de Emigrantes, Centros de Línguas e espaços de lazer. Depois de pesquisar os locais, é possível partilhá-los com amigos, fazer comentários e sugerir outros pontos de interesse.

A aplicação Portugal Lá Fora faz parte de um conjunto de medidas, incluídas no Plano Estratégico para as Migrações (PEM), apresentado pelo ACM em março deste ano, para desenvolver ações que apoiem, incentivem e acompanhem o retorno de cidadãos nacionais emigrantes no estrangeiro ou reforcem os seus laços a Portugal.

O lançamento da Aplicação coincide com Roadshow “Portugal é onde estão os Portugueses”, que o Alto Comissariado para as Migrações vai realizar entre os dias 5 a 13 de Dezembro por cinco cidades europeias com grande concentração de portugueses: Genebra, Zurique, Luxemburgo, Hamburgo e Paris.

3 comentários:

  1. olá Carlos boa noite, desculpa lá os meus comentários às vezes poucos impróprios, só queria dizer que posso aqui pelo site regularmente para ver o que de melhor se fala de tecnologia em Portugal, neste sentido dou os parabéns ao abertoatedemadrugada por ser um dos melhores sites sobre o tema em Portugal, mas também tenho críticas, se podemos expressar elogios devemos poder expressar críticas certo? e que este tópico merece todo o tipo de crítica, aceitasse o anúncio de uma App que fosse realmente útil para os emigrantes independente de quem ou de qual empresa ou instituição a tivesse desenvolvido, já não se aceita e o anúncio sem verificar previamente a App... tanto que aqui se tem abordado a questão da segurança no Android e ios e depois um tópico de uma App que apenas pretende reunir a localização dos emigrantes? mais um estudo para a estatística? mais isso é só o mal menor, a permissão de "read call log" e simplesmente de partir o coco a rir, para terminar o ridículo que a App e, uma simples pesquisa no Google maps e eu encontro todos os lugares indicados pela App e respectivos contactos, os zero downloads, e as críticas que já existentes completam o cenário....
    boa noite boa continuação de excelentes tópicos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São críticas válidas, claro. Mas como no caso de todas as restantes apps de que por cá falamos... são condições que cada utilizador decidirá dar ou não; sendo que agora o Android até dá controlo directo sobre todas as permissões que a app possa exigir. Não queres que aceda ao telefonte, ou isto, ou aquilo... é só cortar o acesso.

      (Se calhar ao fazê-lo até descobrem que estão a usar muitas outras apps que têm permissões idênticas sem justificação, como vários benchmarks populares que também têm acesso aos contactos e telefone, sem que haja justificativo para tal.)

      Eliminar
  2. isto é criar uma base de dados secundária com certos dados de utilizadores, ainda não existe mas devia existir regulamentação que proibisse a criação e o uso de tais apps, importa referir que milhares de utilizadores Android nunca veram uma actualização que lhes permita restringir o acesso a tais dados, outros tantos milhões instalam apps sem se preocuparem com esse assunto, e assim a ilegalidade continua.... devia e deve ser regulamentada, lembro-me aqui há tempos um fórum de desporto dedicado ao Benfica que não vou referir o nome, exigia o número de sócio no acto da criação de conta, foi processado pelo Benfica precisamente por estar a criar uma segunda base de dados do Benfica, processo que o Benfica ganhou com resultados catastróficos para o fórum em questão, o mesmo aconteceria aqui e em muitas outras apps se houvesse alguém que lhe movesse um processo.
    cumprimentos

    ResponderEliminar