2015/12/04

Notícias do Dia

OnePlus 2 passa a estar disponível sem convite "para sempre"; o Let's Encrypt entra em public beta facilitando o acesso ao HTTPS gratuito; como sugestões para prendas pós-Natal temos o Xiaomi Redmi Note 3 a €168 e Mi Pad 2 a €233; o Google lança Cardboard Camera para captar imagens em realidade virtual; e a triste constatação de que produtores e distribuidores ainda não sabem como lidar com o streaming.

Enquanto continuamos a dar as prendas diárias deste mês (que hoje são 5 cópias do PDF Expert para Mac + Calendars 5) estamos também a preparar um almoço especial de Natal, que será no Cais de Gaia no próximo dia 19. Se estiveres interessado preenche este formulário (desta vez tem mesmo que ser pré-reservado, pelo que convém estar tudo tratado com antecedência.)


Chromebooks já representam metade dos computadores nas salas de aula



Bem a propósito das recentes acusações da EFF de que o Google "espia os aluno", surge um estudo que revela que os Chromebooks já representam metade dos computadores nas escolas norte-americanas.

Há muito que se conhece o sucesso dos Chromebooks na educação; mas a verdadeira questão, mais preocupante para a Microsoft, é a de que teremos uma nova geração que não estará "implicitamente" habituada a usar o Windows, e isso é algo que se irá fazer sentir de forma bem expressiva daqui por mais uma década, quando estes alunos estiverem a chegar ao mercado de trabalho ou a lançarem-se nos seus próprios negócios.


Cazaquistão exige a instalação de backdoors em todos os dispositivos com acesso à internet



Se constantemente os utilizadores são confrontados com potencial falta de segurança nos seus acessos à internet, no Cazaquistão isso prepara-se para ser uma certeza garantida pelo estado. O Cazaquistão vai obrigar que todos os cidadãos instalem um certificado de segurança nas suas máquinas, que permitirá que todas as suas comunicações possam ser espiadas - mesmo aquelas que de outra forma deveriam permanecer seguras.


Google reforça aposta nas energias renováveis



Há muito que o Google é uma empresa que tem apostado nas energias renováveis, e agora vem anunciar a maior e mais diversificada compra de energia renovável alguma vez realizada. É mais um passo a caminho de, em 2025, se tornar numa empresa 100% alimentada por fontes de energia não poluente.

Estes recentes acordos irão acrescentar 842 megawatts de energia renovável para alimentar os data centers da Google, envolvendo diversos locais e tecnologias (desde um parque eólico na Suécia a uma instalação solar no Chile). Actualmente, a Google já conta com mais de 2 gigawatts de energia oriunda de fontes renováveis.


Apple disponibiliza Swift como open-source



Ao contrário doutras promessas que ficaram por concretizar, desta vez a Apple cumpriu mesmo com o prometido e disponibilizou a sua nova linguagem de programação Swift como open-source. O Swift é uma das maiores apostas da Apple, que terá como objectivo facilitar a vida aos developers com uma linguagem mais moderna e livre de todas as "esquisitices" do Objective C.

Faltará ver como é que a comunidade open-source irá reagir ao Swift, mas... desta vez não se poderá culpar a Apple por fazer apenas coisas fechadas e proprietárias.


CloudFlare passa a suportar HTTP/2 para uma web mais rápida



No início do ano tinham-nos prometido uma web mais rápida com o HTTP/2, e parece que será mesmo essa a nossa prenda de Natal. A CloudFlare passa a suportar o HTTP/2, o que significa que todos os serviços que utilizam a sua rede poderão facilmente passar a tirar partido das suas vantagens.

Na demonstração disponibilizada, que faz o carregamento de 200 imagens, as diferenças entre o HTTP/1.1 e o HTTP/2 são bem ilustrativas, reduzindo o tempo de mais de uma dezenas de segundos para menos de 2 segundos.

Se forem responsáveis por algum serviço pendurado no CloudFlare, espero ver o HTTP/2 activo até ao final do dia! :P


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada

1 comentário: