2015/12/03

Western Digital lança disco Ultrastar He10 com 10TB


A Western Digital acaba de dar uma excelente notícia para os fãs dos terabytes, com o anúncio de um novo disco rígido que tem a simpática capacidade de 10TB, o Ultrastar He10.

Na verdade o disco chega-nos da HGST, que agora é uma subsidiária da Western Digital, e que como o nome "He" faz antever, se trata de um disco selado e preenchido com hélio. Este não é o primeiro disco com 10TB - a HGST já tinha um disco com 10TB - mas desta vez trata-se de um disco com gravação PMR (perpendicular magnetic recording) que o torna mais adequado para o tipo de uso normal. No modelo anterior, era utilizado o sistema de pistas parcialmente sobrepostas (SMR) que permitia aumentar a densidade, mas faz com que seja necessário reescrever toda uma fileira de dados quando se quer alterar um só bloco (o que o torna mais adequado para usos específicos, com poucas alterações de dados.)

Abre-se assim a possibilidade de ficarmos com 40TB de espaço num pequeno NAS de 4 baías usando estes Ultrastar He10 - sendo que obviamente será recomendável usar-se RAID5 (ou superior) que reduzirá o espaço útil para 30TB, mas minimizará o risco de vermos desaparecer 10TB de dados de um momento para o outro no caso de avaria num dos discos.

Este disco está orientado para o mercado empresarial, data centers e storage, preparado para utilização intensiva, 24h por dia, 7 dias por semana, e com MTBF de 2.5 milhões de horas (bastante acima dos discos empresariais PMR). Falta saber o preço, mas ainda bem que na taxa SPA temos um limite máximo por tipo de dispositivo... senão ia ser só "facturar". :P

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)