2016/01/11

Como esconder apps em iPhones e iPads (sem jailbreak)


O iOS tem fama de ser fácil de utilizar, mas o que não é nada fácil é livrarmos-nos das apps que a Apple inclui no sistema, quer se queiram quer não. Felizmente, há uma forma fácil de as esconder.

Ser obrigado a ficar com apps indesejadas é daquelas coisas que não tem qualquer sentido, mas que ao fim de tantos anos a maioria dos utilizadores já considera "normal". Stocks, Compass, Calculator, Voice Memos, Tips, Wallet, Watch, são algumas das apps que somos obrigados a ter num iPhone e iPad; mesmo que nunca as usemos.

A técnica mais comum para as fazer desaparecer da vista é simplesmente atirá-las para uma pasta de "spam", e colocá-la no canto mais obscuro do home screen onde deixe de incomodar. Mas... para quem até isso for um factor de irritação, tem agora uma técnica bastante simples de as esconder - e sem necessitar de fazer jailbreak.

O truque consiste em colocar as apps a esconder dentro de uma pasta, e depois mover a app da primeira página da pasta para a segunda página, e de seguida tentar mover a app para uma terceira página (inexistente) e de seguida, sem nunca largar o icon da app, clicar no home button - fazendo o icon da app desaparecer. De referir que o icon da app desaparece, mas a app continua a estar instalada e acessível via pesquisa no spotlight; e que após um reboot os icons das apps voltam a aparecer.


Alguns poderão chamar a esta técnica um bug, mas a mim parece-me simplesmente que é um easter eggs que foi criado propositadamente pelos developers do iOS, sendo que também eles se devem chatear com esta obrigatoriedade de ter o ecrã ocupado com apps a que nunca dão uso. ;P

2 comentários:

  1. Muito útil, já à anos que criava uma pasta para ficarem meio ocultos..

    ResponderEliminar
  2. Não sei o que aconteceu, mas depois de na semana passada ter feito isso, e com sucesso, hoje voltaram a aparecer-me os ícones - no screen normal.

    ResponderEliminar