2016/01/24

Como se faz um disco de vinil


No outro dia vimos a magia da leitura de um disco de vinil ao microscópio, hoje vamos ver como são feitos estes discos, num filme com quase 80 anos e com a ajuda de Duke Ellington.

Para uma sociedade cada vez mais rendida ao digital e ao streaming, a ideia de ter objectos físicos em movimento, onde uma agulha a "raspar" em rasgos microscópicos vai produzir vibrações que se transformam no som da música que se quer ouvir, parecerá uma loucura. No entanto foi mesmo isso que permitiu a popularização da música e a sua chegada às nossas casas, permitindo-nos ouvir, vezes sem conta, os nossos artistas favoritos sem estar dependente das playlists das rádios.

Mas, essa "loucura" ganha uma nova dimensão quando se vê todo o trabalho que está por trás da produção de um disco de vinil; e para o mostrar, nada como recuar até ao século passado e acompanhar todo o processo com a ajuda do próprio Duke Ellington.

... Certamente não vão voltar a olhar para um disco de vinil da mesma forma. Formato que, curiosamente, por muito obsoleto que possa parecer, tem assistido a um crescimento nos últimos ano. Nostalgia talvez? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)