2016/01/16

Computador "calendário" de parede com um Raspberry Pi


Vamos vendo electrodomésticos que vêm com grandes ecrãs integrados. Mas, que vos parece a ideia de fazerem algo à vossa medida - e com um custo bastante reduzido - usando um Raspberry Pi e um monitor reciclado?

Os tablets e smartphones vieram facilitar o acesso à informação em todo o lado, mas por vezes poderão querer fazer algo cujo objectivo seja ficar sempre no mesmo sítio. É isso que nos propõe este projecto para um computador de parede com um Raspberry Pi, capaz de substituir um calendário de papel e mostrar outras informações pertinentes.

Em quase todas as casas se encontra um calendário de papel na cozinha, onde se vão rabiscando lembretes para eventos nas datas respectivas; e este computador de parede acabar por ser uma evolução electrónica desse conceito, onde múltiplos membros de uma família podem partilhar os seus calendários electrónicos e assim facilitar a gestão familiar. Para além do calendário também se podem ver coisas como a previsão do tempo... e não será complicado adicionarem outras coisas, como as últimas notícias, uma vez que na sua base este ecrã é uma simples página web que podem manipular e editar ao vosso gosto.

Acima de tudo, interessa descobrir que este tipo de coisa é algo que pode ser conseguido por um valor bastante económico: que na prática consiste num Raspberry Pi e um monitor LCD que até poderão ter encostado ao fazerem um upgrade para um de maiores dimensões (ter em conta que no caso deste projecto não se trata de um touchscreen, mas um monitor convencional - de portátil - com o qual se pode interagir usando quatro botões físicos montados na moldura, que ficam com muito bom aspecto ao ser revestida com cortiça.)

3 comentários:

  1. Deve haver um erro, o link para o projecto aponta para esta mesma página.

    ResponderEliminar
  2. está aqui: http://www.instructables.com/id/Raspberry-Pi-Wall-Mounted-Calender-and-Notificatio/

    ResponderEliminar