2016/01/31

Project Skybender do Google quer distribuir internet "5G" de drones solares


Para além do seu Project Loon com balões, o Google está também a desenvolver um sistema de distribuição de internet pelo ar, usando drones solares com velocidades "5G".

Não é segredo que o Google trabalha em formas de levar a internet a todo o mundo, especialmente a todos os locais que ainda não têm infraestruturas e onde esse acesso é inexistente ou muitíssimo limitado. O Project Loon, com os seus balões, é aquele que tem tido maior mediatismo, mas não se pense que o Google não explora outras opções mais convencionais - se assim se pode dizer.

No Project Skybender troca a maior imprevisibilidade dos balões pelo voo controlado de drones solares, que poderiam manter-se no ar de forma contínua durante meses, e que estarão equipados com sistemas de comunicação "millimeter wave" (na gama dos 28GHz) que permitem atingir velocidades de vários gigabits, 40 vezes superiores às dos actuais sistemas LTE/4G. O problema com estas frequências é que têm um alcance bastante inferior às das frequências usadas pelo 4G, o que complica o processo de distribuição (e será nesse aspecto que o Google estará a trabalhar neste momento, usando antenas phase-array que permitam "focar" as transmissões).

Balões, drones, satélites... parece que o Google não quer deixar estar presente em todos os campos, para estar preparado para todas as eventualidades. Uma coisa parece certa; no dia que algum operador decidir começar a bloquear os serviços do Google e eles ficarem "fartos", terão a capacidade para literalmente "passar por cima" deles e fazer chegar a internet aos utilizadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)