2016/01/20

Trocar a app do Facebook pela web é a melhor coisa nos Android


Desinstalar a app do Facebook poderá ser a melhor forma de utilizar o seu serviço num Android; sendo bem provável que descubram que afinal a app nem vos faz falta.

Há muito que na internet circula a recomendação de desinstalação da app do Facebook como sendo a melhor e mais eficiente dica de resolverem todo um sem número de problemas nos smartphones Android, que vai desde casos de lentidão ocasionais a consumo anormal da bateria. Para grande parte dos utilizadores da app, isso passa a ser algo implícito que já considerarão como normal... até ao momento em que se decidirem a desinstalar o Facebook para verem a diferença.

A maior surpresa, para além de potencialmente resolverem todos esses problemas, será descobrir que a utilização do Facebook num browser como o Chrome no smartphone, permitirá utilizá-lo de forma praticamente idêntica à que a app disponibiliza; sendo que isto inclui as próprias notificações, que podem ser enviadas através do Chrome (se aceitarem, claro).

Haverá algumas funcionalidades que não ficam disponíveis, como as notificações geo-localizadas ou o acesso aos Instant Articles do Facebook, mas isso até acaba por poder ser compensado pelo facto de ao abrirem novos links estarão dentro do vosso browser e com todas as funcionalidades disponíveis, em vez do estarem dentro do browser integrado na app do Facebook. E claro... não se precisam preocupar com os recursos que a app estaria a consumir de forma contínua como acontece quando a têm instalada.

Aliem a isto a troca do FB Messenger por um serviço de mensagens mais leve e instantâneo como o Telegram, e provavelmente descobrem que afinal o vosso smartphone é bem mais rápido e aguenta-se por bastante mais tempo do que pensavam ser possível.

24 comentários:

  1. Existe o Tinfoil, que supostamente é um browser apenas para o Facebook, mas sim, a experiência do Facebook no Android/mobile é a maior desilusão do mundo. Pesada, cache, pesada e ainda mais pesada.

    ResponderEliminar
  2. voltei ao android este verão vindo do ios e sempre achei a app mais pesada e "esquisita". acho que vou experimentar uns dias a vossa dica ;)

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela dica. Vou experimentar.

    ResponderEliminar
  4. Adotei esta prática já lá vai mais de 1 ano e vão ver que até vos ajuda a largar o Facebook :)

    ResponderEliminar
  5. Isso ou o Facebook Lite https://www.facebook.com/lite/

    ResponderEliminar
  6. Desde final de 2014 que retirei a app do Facebook (quando uma atualização me pediu 75MB só para 'aquilo'...)
    Nunca mais senti falta dela. Até agora, tudo no browser e tudo OK.

    ResponderEliminar
  7. Mas o telegram serve para substituir o FBmessenger? Ou os meus contactos tem que usar o telegram?

    ResponderEliminar
  8. Mas o telegram serve para substituir o FBmessenger? Ou os meus contactos tem que usar o telegram?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, têm que usar o Telegram também... (longe vão os tempos em que a internet se movimentava em direcção a serviços inter-operacionais... agora é tudo a querer reinventar a roda e a fechar a porta aos outros.)

      Eliminar
    2. Então do FBmessenger não me livro tão cedo.. Para mim é a melhor parte do Facebook 😁

      Eliminar
    3. Troca para o Facebook Lite que tem quase o mesmo que a App "mais pesada" e que também inclui o FB Messenger...

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Para quem não tem acesso ao Facebook Lite pode encontrar sempre as versões actuais aqui: http://www.apkmirror.com/apk/facebook-2/lite/
      Não esquecer que é necessário activar a instalação de apps de fontes desconhecidas, podendo ser novamente activado após a instalação...

      Eliminar
  9. Deixo tambem a dica que se tiverem saudades do icon do facebook no home screen o Chrome permite criar um atalho direto para la.

    ResponderEliminar
  10. E a app folio também é alternativa?

    ResponderEliminar
  11. Mais um a sugerir o acesso por browser, Chrome no meu caso. Para uma utilização esporádica é o ideal.

    ResponderEliminar
  12. no meu smartphone fica lento e ta constantemente a sair do facebook

    ResponderEliminar
  13. Já faz muito tempo que deixei de usar a app, um atalho no inicio e ta feito, até abre mais rapido que a app do fb, alem do mais ainda se poupa uns dados com a optimização de dados do chrome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A economia de dados não funciona em páginas HTTPS, como é o caso do Facebook.

      Eliminar
  14. Fiz o que recomendas mas no entanto, apesar do Chrome pedir para enviar notificações do fb, as mesmas não aparecem. Ja limpei definições e voltei a tentar mas sem sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes o Chrome também não me notifica, tenho um equipamento da idade da pedra e penso que o browser fica adormecido, só sou notificado quando abro o Chrome.

      Para receber as notificações no desktop (Windows, mas que também funciona em Android), uso o IFTTT e o Pushbullet (RSS Feed das notificações -> IFTTT -> Pushbullet -> Windows/Android/Chrome/Firefox/iOS?/Mac?/Linux?). Este sistema não me notifica de novas mensagens, mas como não dou uso às mensagens/chat do FB, isto não é problema para mim.

      Eliminar
  15. Experimentem usar o Facebook Lite: dá para publicar fotos como a App completa, tem opção para definir a qualidade de apresentação das fotos (logo menos tráfego), tem notificações, tem o messenger integrado e o APK não é maior que 0,5MB! Aqui fica a última versão disponível para quem quiser experimentar: http://www.apkmirror.com/apk/facebook-2/lite

    ResponderEliminar