2016/01/28

Unlockd coloca publicidade no teu lock screen em troca de descontos


Actualmente assistimos a uma feroz luta entre os que querem apresentar publicidade e aqueles que usam todos os sistemas que podem para evitar ver essa publicidade. Para a Unlockd a solução é simples: fazer com que sejam os próprios utilizadores a optar por ver publicidade, beneficiando com isso.

A Unlockd é uma startup australiana que teve uma excelente ideia: apresentar publicidade no lockscreen dos smartphones dos seus utilizadores. E se por esta altura estão a pensar em quem é que poderia gostar de algo assim, só têm que espreitar aquilo que ganham em troca. Em troca da apresentação da publicidade, os utilizadores têm direito a alguns benefícios. Nalguns operadores esta modalidade é acompanhada por um desconto mensal de $5 na conta de telecomunicações; noutros é oferecido 2GB de dados mobile adicionais para poderem usar como quiserem; etc.

Ou seja... não se trata apenas de "impingir" publicidade, mas dar um incentivo que evite que a mesa seja encarada como algo do qual os utilizadores têm que fugir usando todos os recursos ao seu dispor - e parece-me ser uma excelente opção. De referir que a ideia não é nova. A Amazon já recorre a esta táctica nos seus Kindles, onde podemos optar por uma versão mais barata que apresenta publicidade no seu ecrã enquanto não está a ser usado; e mais recentemente falamos de um browser que pretende apresentar publicidade mas pagar aos utilizadores por isso.

O caminho parece ser claro; se os anunciantes querem garantir que a sua publicidade seja vista, só têm que encontrar formas de fazer com que isso seja desejável por parte do público. Assim todos ficam a ganhar e não há necessidade de se tratarem como "inimigos" (isto, claro, assumindo que se tratam de modalidades opcionais em que cada pessoa tem a liberdade de escolha.)

Fica a sugestão para os operadores nacionais: não me parece má ideia oferecem uns gigabytes de dados em troca da apresentação de publicidade no nossos smartphones. ;)

1 comentário:

  1. Ok, deve ser mais assim, faz unlock e depois esperar 10 segundos para ter q ver a publicidade e só é q o telefone deve desbloquear! hehehe

    ResponderEliminar