2016/01/15

Vê se o teu número de telefone está visível publicamente no Sync.me

Se são daquelas pessoas que gosta de manter o número de telefone o mais privado possível, poderão não gostar de saber que muito provavelmente o terão visível na internet e associado ao vosso nome, bastando uma simples pesquisa para serem identificados.

O Sync.me é um serviço que recorre ao crowd sourcing para criar uma lista telefónica global, permitindo apresentar informação de quem vos telefona mesmo que não tenham esse número na vossa lista de contactos. Isso é conseguido à custa da partilha da lista de contactos dos seus utilizadores, bastando que uma qualquer pessoa que tenha o vosso número de telefone associado ao vosso nome utilize este serviço para os vossos dados serem adicionados à lista.

É algo que podem facilmente testar: bastará introduzirem um número de telefone, e imediatamente verão a sua identificação (no caso de constar na base de dados deste serviço). Não se surpreendam se alguns desses números revelarem um pouco mais de informação sobre a sua origem, pois dependendo de quem tiver sido a fonte destes dados, poderá resultar em contactos associados a nomes como "Amorzinho", "Jorge - o chato", e outros que tais.

Se isto vos incomodar, podem sempre solicitar que os dados referentes ao vosso número e identificação sejam removidos (podem usar um email temporário, se acharem que internamente ficarão com o vosso email associado ao número) - mas importa referir que este é apenas um de muitos outros serviços idênticos. Pelo que, é bem provável que o vosso número continue a circular pela internet, e não deverão ter ilusões de que o conseguem manter privado.


P.S. - Não posso deixar de pensar que estas remoções podem também ser usadas de forma abusiva, por exemplo, com lojas a "apagarem" os dados de outras lojas, ou pessoas a pedirem a remoção de dados de outras pessoas...

10 comentários:

  1. Esta não conhecia. Costumo usar o Truecaller à algum tempo no Android. Pelo número de downloads na loja da Google (+ de 100 milhões contra os 10mil) haverá mais probabilidade do vosso número estar lá do que no Sync.me mas não deixei de encontrar o meu também nesta.

    ResponderEliminar
  2. Esta não conhecia. Costumo usar o Truecaller à algum tempo no Android. Pelo número de downloads na loja da Google (+ de 100 milhões contra os 10mil) haverá mais probabilidade do vosso número estar lá do que no Sync.me mas não deixei de encontrar o meu também nesta.

    ResponderEliminar
  3. Nas definições "políticas de privacidade" podem mandar anular a sua partilha de dados!

    ResponderEliminar
  4. Anulado (o meu). Vá lá, acertaram no nome. Isto é giro para saber que nome as pessoas nos dão nos seus telemóveis :)

    ResponderEliminar
  5. esta %"#$%#% é linda para a malta que anda a montar esquemas baseados em eng social... pqp. o da malta daqui tava la tudo, nome direitinho e tudo. wiped.

    ResponderEliminar
  6. lol, para apagar ainda lhes tenho de dar mais informação? essa é engraçada

    ResponderEliminar
  7. se desse de caras com o idiota que implementou este abuso, dava-lhe com uma tábua pelas trombas.
    pqp. não vale tudo.

    ResponderEliminar
  8. O meu número apareceu para um amigo associado ao rosto de uma mulher. Como faço para apagar isto?

    ResponderEliminar