2016/01/18

WhatsApp passa a gratuito mas preparem-se para ver publicidade


Temos boas e más notícias: o WhatsApp vai deixar de cobrar $1 por ano aos seus utilizadores; mas isso será acompanhado pela chegada de publicidade que irá chatear os utilizadores.

Com quase mil milhões de utilizadores, o WhatsApp é uma das mais populares apps de mensagens da actualidade, e que se torna ainda mais surpreendente quando se considera que não é uma app gratuita. Ou melhor, é para alguns, não é para outros... o processo sempre foi uma grande confusão, com alguns utilizadores a terem direito a usar a app sem pagar, enquanto a outros era pedido o pagamento de $1/ano após o primeiro ano de utilização.

É algo que o WhatsApp quer rectificar, anunciando que passará a ser de uso completamente gratuito e abolindo esta anuidade. Algo que facilitará a vida a todos os utilizadores que poderiam nem ter formas de pagamento associadas ao seu smartphone... mas que deixa a questão de como irá a empresa sustentar-se sem qualquer pagamento. E a resposta a isso será "publicidade".

Os responsáveis pelo serviço são bastante cuidadosos ao falar disto, dizendo apenas que irão testar várias formas de deixar que empresas e parceiros comuniquem com os seus utilizadores; e que não se tratará de "publicidade" de terceiros. Mas, parece-me que por trás das palavras cuidadosas se esconda aquilo para o qual não há outra descrição: será publicidade.

Não deixará de ser caricato que esta medida aparentemente boa, venha a ser precisamente o oposto, com muitos utilizadores a chegarem à conclusão que seria preferível pagar $1 por ano para poderem continuar a usar o WhatsApp apenas para verem as mensagens de quem realmente querem ver. (E por mim falo, que bem pagaria $1 por ano para que o Twitter não estivesse continuamente a impingir-me quem devo seguir ou posts que pensa serem "interessantes".)

8 comentários:

  1. Segundo todas as notícias que li sobre o tema referem uma promessa de que não irão haver ads mas sim uma nova abordagem para o mercado empresarial. Não percebo a origem do título desta notícia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diferentes interpretações do que eles dizem. Infelizmente, não estou assim tão optimista quanto outros. Mas daqui por 1 ano saberemos quem acertou. :)

      Eliminar
  2. Nunca paguei qualquer anualidade...não percebo a notícia..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o processo sempre foi uma grande confusão, com alguns utilizadores a terem direito a usar a app sem pagar, enquanto a outros era pedido o pagamento de $1/ano após o primeiro ano de utilização.

      Eliminar
    2. Pois, ia perguntar isso, é que nunca paguei nem me foi pedido para pagar nada.

      Eliminar
  3. Não percebi bem esta notícia, comprei a app há uns anos (era paga para iOs) e nunca tive que pagar mais nada. Mas caso comece se confirme a publicidade, a app vai fora na mesma hora.

    ResponderEliminar
  4. Os seus fundadores haviam prometido, aquando da venda para o Facebook que não implementariam publicidade no Whatsaap. Espero que não tenham mudado de ideias. Seria muito mão se o fizessem... pois as pessoas tem esse serviço como um verdadeiro serviço de comunicações "nativo". Pior ainda seria se implementassem publicidade e não permitissem aos utilizadores pagar para usufruir do mesmo sem a mesma.

    Talvez aquilo que a Microsoft fez (implementou publicidade da própria empresa nos seus app's) vire moda. Espero que não.

    ResponderEliminar