2016/02/21

Android N perde app drawer e fica mais parecido com o iOS?


Com o Android 6.0 Marshmallow a Google fez algumas pequenas alterações na pasta de apps, mas para o próximo Android "N" a mudança poderá ser bastante mais radical, fazendo-a desaparecer por completo.

A chegada da próxima grande actualização do Android só é esperada para o final do ano, mas algumas versões de desenvolvimento parecem estar a testar uma grande alteração que poderá gerar alguma polémica: o desaparecimento da app drawer, que faz com que todas as apps instaladas fiquem visíveis no home screen, tal como acontece no iOS.

A concretizar-se, esta será uma daquelas alterações que receberá sempre críticas, mas bem que se conseguem encontrar algumas justificações para esta possível decisão. Quando se instala uma nova app ela já aparece automaticamente no home screen; e quando se "apaga" a mesma do home screen a mesma continua a permanecer instalada, obrigando a que se vá à app drawer e se repita esse processo para a desinstalar. É algo que não oferece qualquer dificuldade a quem sabe como o processo funciona, mas que a Google poderá querer simplificar, eliminando esta pasta "secundária" (que na prática poderia ser substituída por uma pasta genérica no home screen para onde se atirassem todas as apps.)

De referir que algumas marcas (como a Huawei e Xiaomi) já optam por launchers que adoptam este sistema nos seus smartphones, e na prática acaba por não ser uma diferença assim tão grande - embora possa complicar a vida aos que gostavam de ter apps instaladas mas não visíveis no home screen, e que agora terão que as "esconder" numa qualquer pasta (ou optarem por outro launcher que disponibilize esta organização).

Por agora, só nos resta esperar para ver se esta alteração realmente chega à fase de lançamento do próximo Android N.

12 comentários:

  1. Tipo Miui.. Apoio! E que o Nova Launcher o tenha também!

    ResponderEliminar
  2. Não... Gosto tanto dos meus clean home screens!
    Espero que não seja verdade!

    ResponderEliminar
  3. Não... Gosto tanto dos meus clean home screens!
    Espero que não seja verdade!

    ResponderEliminar
  4. Nao... Eu quero o home screen sem lixo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada que um novo launcher não resolva, como o nova launcher!

      Eliminar
  5. A minha pergunta é: porque que não deixam lá uma opção?

    Opa custa assim tanto meter uma opção no launcher deles?
    Porque não podemos escolher?

    Acho que a app drawer vertical ficou melhor, no início era estranho mas reconheço que num telemóvel grande usar com uma mão a app drawer vertical fica melhor, mas é uma questão de hábito, mas ao menos que nos dêem opção...é por isso que recorro sempre à nova launcher

    Às vezes não de percebe mesmo o que a Google quer fazer...

    ResponderEliminar
  6. Bom dia. Existe um parâmetro nas definições da play store que indica se uma app instalada cria atalho no ecrã principal ou não.

    Quanto à notícia, não é algo que acha que faça muito sentido, tenho um xiaomi, e estou já habituado, é uma questão de criar uma pasta onde ponhamos tudo o q não nos interessa ter no principal.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  7. Espero bem que não isto é das diferenças que mais gosto no Android. Tenho apenas dois "home screen" com tudo o que uso e depois tenho mais algumas 100 apps no app drawer.


    "e quando se "apaga" a mesma do home screen a mesma continua a permanecer instalada, obrigando a que se vá à app drawer e se repita esse processo para a desinstalar."
    Já é possível desinstalar directamente do home screen por isso a afirmação não é correcta.

    ResponderEliminar
  8. "Já é possível desinstalar directamente do home screen por isso a afirmação não é correcta." - infelizmente continua a ser correcta para a grande maioria dos utilizadores de Android, que não usam as versões mais recentes do sistema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos desculpe mas esta a falar de um nova versão do Android logo não faz sentido essa resposta.
      Se ainda não tem as recentes que fazem isto, muito menos vão provavelmente ter o N.

      Como é óbvio qq comparação tem ser feita com o sistema actual. Se não por essa lógica este nova actualização vem cheia de novidades, tipo nova gestão de bateria, notificações no Lock screen etc etc. Quanto mais antigo for a versão do Android mais novidades a pessoa vai ter.

      Não leve a mal mas não parece muito correcta essa lógica de pensamento.

      Eliminar
    2. Não levo nada a mal. Mas parece-me mais lógico que alguém que tenha um smartphone mais antigo se sinta mais tentado a mudar de smartphone (e daí notar mais o "choque") do que alguém que tem um smartphone recente e actualizado.

      Dito, isto, será sempre uma questão de habituação - e quem não gostar pode sempre usar um launcher alternativo ao seu gosto.

      Eliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar