2016/02/12

Microsoft Fetch identifica raças de cães pelas fotos


A Microsoft Garage tem-nos mostrado projectos interessantes que aplicam inteligência artificial para reconhecimento de imagens, e agora traz-nos este Fetch, dedicado ao melhor amigo do Homem.

O sistema de reconhecimento de imagens da Microsoft já tem sido demonstrado como sendo capaz de identificar o sexo e idade de pessoas nas fotos; mas desta vez a sua atenção recai sobre os nossos amigos de quatro patas. O Fetch! é um projecto que permitirá identificar a raça de um cão a partir de uma foto, e tendo inteligência suficiente para saber detectar quando estão a tirar fotos a outras coisas que nada têm a ver com um cão.

Mas... há uma excepção. Quando lhe damos uma foto de uma pessoa, o sistema entre em modo de "brincadeira" e irá tentar descobrir qual a raça que seria mais aproximada com a imagem. Não é segredo que por vezes todos passamos por "dias de cão", e poderá ser interessante ver o que é que esta inteligência artificial terá a dizer sobre o assunto.

... Só me admira é que a MS não se tenha protegido com a obrigatoriedade de assinar um contrato a dizer que não se irá ficar ofendido com as sugestões apresentadas. Pois já se imagina que nos EUA alguém tenha a ideia de processar a MS por dizer que tem um rosto que se assemelha a um buldogue ou caniche. ;P

Podem aventurar-se a identificar cães (e pessoas) em what-dog.net.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)