2016/02/27

Popcorn Time está de regresso após "morte anunciada" pela MPAA


Demonstrando, uma vez mais, que a partilha de conteúdos se pode (tentar) combater mas não se consegue erradicar, eis que o mediático Popcorn Time anuncia o regresso à vida depois da MPAA ter pensado que o tinha conseguido encerrar definitivamente.

A MPAA caiu em cima do projecto Popcorn Time com toda a força, disposta a torná-lo mais um caso exemplar de combate à pirataria; e anunciando uma grande vitória com o encerramento do popcorntime.io. Mas como frequente acontece nestes casos, a vitória foi meramente virtual, pois o Popcorn Time está de regresso.

É certo que a equipa admite estar agora um pouco mais desfalcada, pois alguns dos developers têm-se dedicado ao Butter, cuja tecnologia sustenta o Popcorn Time mas é um projecto perfeitamente legal; e agora também se dá o caso do Popcorn Time contar com a concorrência de projectos como o Torrents Time, que permite o streaming de torrents directamente no browser sem necessidade de usar um programa dedicado ou de depender um servidor central. Mas ainda assim haverá sempre quem prefira usar o Popcorn Time.

O projecto assume-se portanto como estando en processo de desenvolvimento "suspenso", contando com a ajuda da comunidade para vir a corrigir os problemas que puderem vir a surgir; e reforça também a intenção inicial do projecto, de não pretender lucrar à custa da partilha destes conteúdos - não aceitando donativos, nem pretendendo ganha adicionar formas de ganhar dinheiro com o Popcorn Time. Não é que isso vá fazer qualquer diferença para a MPAA, mas ajudará a demonstrar que o projecto pretende manter-se fiel ao espírito de "partilha pura" e não de tentar lucrar à custa dela.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)