2016/02/15

Telstra ofereceu dia ilimitado de dados mobile - um utilizador gastou 421GB


O operador de telecomunicações Australiano Telstra ofereceu um dia de dados ilimitados aos seus clientes, e houve quem levou a oferta ao limite descarregando mais de 420GB num único dia.

Como forma de compensação por problemas na rede, o operador Telstra decidiu transformar o seu pedido de desculpa numa manobra mediática, sob a forma de um "Free Mobile Data Sunday" em que os utilizadores poderiam usar a internet sem que isso contasse para o seu limite de dados. Se para muitos utilizadores o dia foi de uso idêntico a qualquer outro dia, para outros foi a oportunidade perfeita para tirar o máximo partido da sua ligação, fazendo com que operador tenha batido o recorde de utilização de dados num período de 24h, com mais de 1.8PB transferidos.

Mas mais impressionante será um utilizador de Sydney que, sozinho, terá descarregado 421GB ao longo do dia, tirando partido das velocidades 4G de mais de 167Mbps (superiores à que teria na sua ligação fixa em casa.) Segundo o próprio, terá aproveitado para descarregar as 25 seasons completas do programa "How It's Made", e também para fazer o backup dos 172 jogos que tinha na sua biblioteca no Steam.

... Seria certamente um dos casos que por cá o teria confrontado com os "limites" dos planos ilimitados, mas que neste caso de um dia especial promocional, parece ter sido bem tratado pelo operador - que assim fica numa posição mais simpática de ter cumprido com a sua palavra. Ainda assim, parece-me que para uma próxima edição desta promoção, iremos ver surgir um asterisco a dizer que o tráfego ilimitado irá estar sujeito a um "política de utilização aceitável".

8 comentários:

  1. Atenção, não foram 1.8 TB foram 1841 TB, i.e., 1.8 PB.

    ResponderEliminar
  2. Isto só prova que o pessoal quer mais dados nas ligações móveis e como os atuais planos com 1 giga ou menos são completamente arcaicos. Não sei se são dificuldades técnicas e de investimento ou se estamos a ser xulados.

    ResponderEliminar
  3. Na rede 3 no Reino Unido ilimitado significa ilimitado,podia descarregar isso todos os dias sem problemas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que isso não é assim. A Three usa uma coisa chamada TrafficSense que na verdade limita a utilização mensal a 1000 gb.

      Eliminar
  4. Alguém pode dizer qual é o máximo de tráfego 4G que a "política de utilização aceitável" das operadoras nacionais permite?

    ResponderEliminar
  5. Alguém pode dizer qual é o máximo de tráfego 4G que a "política de utilização aceitável" das operadoras nacionais permite?

    ResponderEliminar
  6. Isso depende do tarifário, tenho o +GB da Vodafone e reduz velocidade a partir dos 30gb

    ResponderEliminar