2016/02/10

Waze Rider concretiza as boleias partilhadas da Google


O sucesso de serviços como a Uber e Lyft não tem passado despercebido à Google, que também vai explorando áreas idênticas, como revela este novo Waze Rider para partilha de boleias.

Na verdade este Waze Rider parece ser apenas uma versão do RideWith que começou a ser explorado de forma experimental o ano passado, e que pode demonstrar que o lançamento deste serviço a nível global se aproxima.


Em vez de se aventurar na criação de uma rede de "táxis" e enfrentar a fúria do sector, o Waze Rider optará por cativar a vasta comunidade de utilizadores do Waze de forma a que possam partilhar boleias entre os utilizadores. Isto é, uma pessoa poderá definir o trajecto que quer fazer antecipadamente, e verá se há algum utilizador que aceite dar-lhe uma boleia caso faça um trajecto idêntico. Não fica esquecido a hipótese de partilharem custos, com o requerente a poder definir qual o valor máximo com que estará disposto a contribuir.

Parece-me uma excelente opção de expandir a componente social do Waze, e na verdade acaba por ser um excelente tubo de ensaio para as intenções da Google a longo prazo, assumindo que isso passa por ter frotas de automóveis sem condutor disponíveis para responder a este tipo de pedidos... daqui por alguns anos. Se habituar as pessoas a terem os seus pedido pré-feitos e aceitarem partilhar as viagens com outras pessoas, seria mais simples planear as viagens e rotas mais eficientes para levar todos até aos seus destinos de forma atempada.

1 comentário:

  1. Vejam lá se a ANTRAL não vai começar a oferecer porrada quando virem carros a circular com mais de 1 pessoa dentro.

    ResponderEliminar