2016/03/01

Abelhas.pt encerra a 31 de Março


O Abelhas.pt pode ser considerado o Megaupload português, mas também ele parece agora ter chegado ao ponto em que a pressão se torna demasiada e opta por encerrar.

Numa mensagem colocada no Facebook, o Abelhas.pt informa que o serviço irá ser encerrado no próximo dia 31 de Março de 2016, por "razões que ultrapassam a sua vontade de continuar".

O Abelhas.pt é um site que disponibiliza espaço ilimitado para os utilizadores lá armazenarem o que quiserem; mas a parte que mais incomodaria as entidades de protecção dos direitos de autor era a facilidade com que estes conteúdos podiam ser partilhados entre os utilizadores. Mais recentemente até passou a ser possível fazer-se o streaming directo de conteúdos vídeo lá guardados, o que facilitava ainda mais o processo de visualização de conteúdos "ilegais".

Embora o Abelhas.pt se pudesse refugiar no argumento de que apenas disponibilizava espaço e que não tinha a obrigação de "policiar" os conteúdos que os seus utilizadores lá colocavam, parece que as pressões terão surtido o efeito pretendido, levando ao encerramento das suas operações - medida que vai dividindo os utilizadores, entre os que compreendem a situação, e aqueles que acham que esta capitulação representa um desrespeito total pela confiança que neles era depositada.

Os utilizadores que tiverem lá conteúdos deverão fazer o seu download até ao final do mês, pois deixarão de estar disponíveis a partir dessa data (alguns utilizadores relembram também que deveria ter sido disponibilizada uma ferramenta para agilizar os downloads, que no caso de quem tiver centenas ou milhares de pastas, se torna numa tarefa incrivelmente chata).


E quanto ao eventual grito de vitória que algumas entidades possam estar a celebrar nesta altura... importará relembrar que este encerramento terá apenas como consequência que os respectivos utilizadores se mudem para outros serviços que disponibilizem funcionalidades idênticas.

15 comentários:

  1. Boa Tarde,

    com a noticia, começaram já a surgir alternativas das quais:

    http://lolabits.es que tem o pulgin para o kodi (XBMC) https://github.com/aztuzeca/lolabitsXBMC

    chomikuj.pl, copiapop.com, e o diskokosmiko.mx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o Kodi, o addon que já se usava para o Abelhas também dá para usar com o lolabits.es assim como para o toutbox.fr

      Eliminar
  2. Alguem sugere algumas alternativas? Entre o lolabits.es e o toutbox.fr alguem têm opnião?

    ResponderEliminar
  3. Ainda estou para perceber o porquê ou com que finalidade estas perseguições, enfim.

    ResponderEliminar
  4. Lolabits.es tb vai fechar... espera-se a criação de um addon para ao copiapop.com e diskokosmiko.mx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. minhateca tbm é alternativa

      Eliminar
    2. Copiapop já esta atualizada no addon abelhas e clones no Kodi.
      Abelhas PT agora aparece copiapop. Funcionando normal

      Eliminar
  5. Haverá algum modo de transferir os ficheiros mais rapidamente ou transferi los para outro site? Isto é incrível porque se derem uma volta pelo abelhas encontram milhões de ficheiros particulares pois aquilo também uma das melhores clouds da Internet. E agora de repente esses utentes menoa ditos ilegais arriscam se a perder milhares de GB de fotos particulares.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite
    O minhateca não aparece os arquivos no Xbmc, Kodi, só as pastas,já tentei com varias versões, alguém poderia me ajudar?

    ResponderEliminar
  7. nao adianta nada criar site de armazenamento gratuito e ilimitado no brasil pq quando vc coloca muita coisa na navem ja era mano exemplo minhateca Megaupload entre outros ai o dono do site fala direitos autorais motivo do fechamento porra nenhuma site na nuvem é prar quer? pirataria porra entao nao cria porra

    ResponderEliminar
  8. Alternativas aos sites Abelhas pt e Minhateca http://copiapop.com http://diskokosmiko.mx/

    ResponderEliminar
  9. acho que http://copiapop.com muito bom, ja estou la tem algumas coisas em tuga.

    ResponderEliminar
  10. tem algum addon do minhateca no kodi 17 Krypton

    ResponderEliminar
  11. o copiapop tem addon a funcionar direito no kodi?

    ResponderEliminar